Cansada de ser o adulto no relacionamento? Bem-vinda ao clube! Com que idade exatamente um homem amadurece emocionalmente? Você pode se surpreender…

É claro, existem alguns homens que são mais maduros na idade deles, mas não podemos lutar com a ciência.

 

O que é maturidade emocional?

Antes de começarmos a explorar a idade que um homem amadurece emocionalmente, precisamos saber o que realmente é a maturidade emocional!

Quando você está emocionalmente maduro, pode controlar suas emoções, pode tomar decisões e ser capaz de assumir a responsabilidade por seus atos e erros. Você está mais ciente dos sentimentos das pessoas ao seu redor e é menos provável que “perca o controle” nas menores coisas.

Isso não significa que alguém que é emocionalmente maduro nunca terá um dia ruim, porque todos nós temos. É perfeitamente possível deixar as coisas tomarem conta de você e começar a gritar ou chorar sem motivo. A diferença é que depois de uma explosão muito curta, você para, faz um balanço, pede desculpas se precisar e percebe que estava um pouco louco por um momento.

 

Um relacionamento com alguém que não é muito maduro emocionalmente é um pesadelo. Até mesmo saber com que idade um homem amadurece emocionalmente não significa que, quando atinge o número mágico, de repente tudo está resolvido!

Na maioria das vezes *desculpem, rapazes*, é o homem que é menos maduro emocionalmente do que a mulher. É aí que começam os problemas.

Vejamos alguns exemplos típicos de comportamento emocionalmente imaturo.

1. Achar as funções corporais regulares bastante divertidas, por exemplo, arrotar, peidar e roncar

2. Jogar videogame excessivamente

3. Tentar competir com outros pilotos ou dirigir muito rápido só por que sim

4. Dirigindo com música excessivamente alta, apenas para ser notado

5. Ser um brincalhão ao ponto de irritar, realmente não se importando sobre como seus comentários afetam outra pessoa

6. Desprezar ou ficar de mau humor quando as coisas não saem do seu jeito

7. Adiar decisões porque é “muito difícil”

 

8. Evitar comunicação ou ser incapaz de manter uma conversa de adulto

9. Sempre correr de volta para sua mãe quando as coisas dão errado ou quando querem algo para ser feito por eles mesmos, por exemplo, lavar roupa

10. Ficar louco por junk food e não ver o valor de uma alimentação saudável, ou ficar acordado a noite toda dormindo o dia todo – basicamente não cuidar de si mesmo

11. Ser excessivamente competitivo na academia, por exemplo, tentar levantar pesos pesados para superar todos os outros

Mas, com que idade um homem amadurece emocionalmente?

É o seguinte: os homens não amadurecem emocionalmente até os 43 anos de idade. Agora, as mulheres amadurecem totalmente aos 32. Enquanto estamos amadurecemos, ainda vencemos os homens por 11 anos. Isso foi comprovado por um estudo realizado pela Nickelodeon UK em 2013. Não é surpreendente, mas o atraso é um pouco revelador.

 

Isso significa que você precisa namorar um homem de 43 anos? Não. Existem homens com menos de 43 anos e relativamente maduros para a idade. Claro, eles não são fáceis de encontrar. Você precisa ficar de olho em sinais específicos que mostram se esse cara pode ou não agir de acordo com sua idade, ou pelo menos se comportar de maneira madura.

Você provavelmente está concordando com alguns dos comportamentos listados acima, mas todos podem ter o estranho ataque imaturo de comportamento ocasionalmente; isso não significa que eles sejam totalmente imaturos emocionalmente.

Com tudo isso dito, a maturidade emocional pode se desenvolver em um relacionamento também, eles só precisam do parceiro certo. Eu sei que vocês estão ansiosos para descobrir, então vamos verificar alguns traços de um cara que é emocionalmente maduro.

1. Ele comunica suas necessidades

Se ele for mentalmente um menino, lutará para expressar suas emoções e necessidades de uma forma madura. No entanto, um homem emocionalmente maduro pode ter conversas desagradáveis com você na esperança de chegar a uma conclusão positiva. Independentemente do assunto, ele pode sentar-se e discutir o assunto com você.

 

2. Ele expressa seus sentimentos

Existe essa ideia de que os homens não devem expressar suas emoções, pois é um sinal de fraqueza. No entanto, essa é a mentalidade de um homem imaturo. Em vez disso, um homem maduro não tem problemas para expressar suas emoções e não se abstém de demonstrá-las. Eles estão cientes das consequências do que acontece quando você reprime o que sente.

3. Seus amigos são emocionalmente maduros

Você não pode ser um homem emocionalmente maduro se as pessoas mais próximas ao seu redor forem imaturas. Como você pode crescer nesse ambiente? Se você quer saber se um homem é maduro, olhe para seus amigos. Eles lhe darão uma visão decente de como eles são como pessoas. Você é com quem anda, então, se não tem certeza sobre o seu homem, olhe para este grupo de amigos.

4. Ele quer crescer

Não estou falando de altura. Um homem maduro deseja continuar a crescer e aprender coisas, não apenas sobre si mesmo, mas também sobre sua parceira. A história se repete e ele sabe disso.

 

Ao se esforçar para crescer e ser aberto consigo mesmo, com os amigos, com a família e com você, ele está se concentrando em resolver problemas do passado e trabalhar para se tornar uma pessoa melhor.

5. Ele escuta, tipo, escuta de verdade

Normalmente, quando um homem imaturo está te ouvindo, ele acaba explicando como você deve resolver isso sem você pedir ajuda a ele. Se você está falando com alguém, não significa necessariamente que você precisa de algo resolvido, às vezes você só quer um ouvido. Um homem emocionalmente maduro reconhecerá quando você precisar de um ombro amigo e quando estiver pedindo um conselho.

6. Ele respeita seus limites

Um homem emocionalmente maduro respeitará seus limites. Quaisquer que sejam. Você tem esses limites por um motivo. Ele pode questionar por que você os tem, mas isso é apenas para que ele tenha um melhor entendimento.

7. Ele vê as emoções como força

Parte de ser emocionalmente maduro é entender que a vulnerabilidade requer força real. Eles são capazes de deixar seu ego de lado e admitir que precisam de ajuda ou apoio durante os tempos difíceis. Todo mundo passa por momentos difíceis, mas um homem imaturo não será capaz de lidar com isso.

8. Ele te apoia em vez de colocá-la para baixo

Independentemente de suas ideias, um homem maduro não está focado em rebaixá-la. Em vez disso, ele quer apoiá-la em tudo o que você decidir fazer. Um homem imaturo pegará seus objetivos e sonhos e o derrubará, provocando ou insultando seus objetivos. Isso é o que chamamos de idiota e não um homem emocionalmente maduro.

9. Se ele diz que vai fazer algo, ele o faz

Um homem imaturo fará promessas que não pretende cumprir. Ele fará isso apenas para mantê-la doce até a próxima vez que ele se comportar mal. No entanto, um homem emocionalmente maduro fará o que diz mantendo suas promessas. Claro, às vezes não é possível, mas ele vai explicar se for o caso.

 

10. Ele assume a responsabilidade por suas ações

Você saberá que ele é emocionalmente maduro quando é capaz de assumir a responsabilidade por seus erros e ações, sem culpar tudo e todos ao seu redor. Um cara sem maturidade emocional só vai procurar uma desculpa ou outra pessoa para culpar. Eles nunca estão errados. Aparentemente.

11. Explosões emocionais são uma coisa do passado

Ser capaz de controlar suas emoções é importante. Um cara que não está no controle de suas emoções provavelmente terá acessos de raiva sem motivo. No entanto, quando um cara sabe como lidar com suas emoções, ele sabe quando precisa dar um tempo ou dar uma caminhada para se acalmar. É um sinal de maturidade emocional.

O que fazer se o seu cara for emocionalmente imaturo

Muitos caras mais jovens ainda não são maduros. Essa é a verdade. No entanto, isso não significa que você tenha de tolerar um comportamento imaturo que beira o desrespeito. Se isso está incomodando você, sente-se com o seu cara e converse sobre o assunto.

Tenha cuidado para não usar linguagem de acusação como “você nunca”, “eu sempre”, “você não” e, em vez disso, continue com “Eu sinto”, etc. Dê exemplos para apoiar o que você está dizendo e evite dando ultimatos neste ponto.

No entanto, se depois de um tempo nada mudar, você realmente precisa pensar se está feliz em continuar no relacionamento. Você não se inscreveu para ser sua segunda mãe, você se inscreveu para ser sua parceira. Às vezes, os caras precisam de uma pequena sacudida para que vejam o que podem perder, se não estimularem suas ideias.

 

Agora que você sabe a resposta para a idade em que um homem amadurece emocionalmente e como saber se isso aconteceu, é hora de prestar mais atenção ao próximo cara que conhecer.

Por Love Panky

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Prostooleh no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS