O autocontrole ou a força de vontade são essenciais quando se trata de controlar sua raiva. Se você não consegue controlar suas emoções, provavelmente fará ou dirá algo de que se arrependerá mais tarde. Além disso, atacar com raiva pode afetar seriamente suas chances de alcançar o sucesso.

Você deve aprender a controlar essas emoções para que não interfiram em sua vida. Quando você conseguir se controlar nessas situações, estará se beneficiando ao fortalecer seu caráter. Você também será capaz de liberar a raiva com muito mais facilidade se sua reação for positiva.

 

O autocontrole envolve controlar as reações impulsivas e pensar antes de agir ou falar. Embora o desenvolvimento dessa qualidade possa exigir algum trabalho, é possível e só fica mais fácil quanto mais você o faz. Sua autodisciplina aumentará e, com o tempo, será fácil e natural controlar suas emoções.

As citações a seguir o ajudarão na próxima vez que precisar de motivação para permanecer calmo.

1. “PARE DE PERMITIR QUE AS PESSOAS QUE FAZEM TÃO POUCO POR VOCÊ CONTROLEM TANTO SUA MENTE, SENTIMENTOS E EMOÇÕES.” – WILL SMITH

Quando pessoas que não estão envolvidas em sua vida o deixam com raiva, você tem que deixar isso passar. Você não pode permitir que alguém que essencialmente não importa lhe cause dor e angústia.

Deixar que esses sentimentos negativos assumam o controle não fará nenhum bem e não fará com que se sinta melhor. Quando você deixa que eles o irritem, isso atrapalha seu bem-estar e pode ter outros efeitos negativos.

 

2. “O AUTOCONTROLE É UMA MARCA DE UMA PESSOA MADURA; APLICA-SE AO CONTROLE DA LINGUAGEM, AO TRATAMENTO FÍSICO DOS OUTROS E AOS APETITES DO CORPO. ” – JOSEPH B. WIRTHLIN

Quando você conseguir controlar as palavras que usa e como trata os outros, terá autocontrole. Isso mostra maturidade, como explica Wirthlin. Lembre-se disso quando ficar com raiva, e isso o ajudará a controlar sua reação.

3. “CONTROLAR REAÇÕES PRECIPITADAS, IMPACIÊNCIA E RAIVA LEVA VOCÊ A UM LONGO CAMINHO PARA SE DOMINAR E GANHAR FORÇA INTERIOR E AUTODISCIPLINA.” – REMEZ SASSON

A autodisciplina cresce, quanto mais você a usa. Portanto, quando você puder controlar as reações que surgem da raiva ou impaciência, estará fortalecendo seu caráter. Eventualmente, você terá dominado tão perfeitamente que virá de forma completamente natural.

4. “NUNCA RESPONDA A UMA PESSOA IRADA COM UMA RESPOSTA INFLAMADA, MESMO QUE ELA MEREÇA… NÃO PERMITA QUE A RAIVA DELE SE TRANSFORME NA SUA.” – BOHDI SANDERS

Quando você permite que uma pessoa com raiva chegue até você dessa maneira, está permitindo que a emoção dela também o contagie. Isso os torna bem-sucedidos em perturbar sua paz. Se você puder ignorar o comportamento deles, em vez disso, será capaz de controlar suas emoções muito melhor.

 

5. “O AUTOCONTROLE É UM FATOR CHAVE PARA ALCANÇAR O SUCESSO. NÃO PODEMOS CONTROLAR TUDO NA VIDA, MAS PODEMOS DEFINITIVAMENTE NOS CONTROLAR. ” – JAN MCKINGLEY HILADO

Se você permitir que a raiva tome conta de você, estará prejudicando suas chances de se tornar bem-sucedido. Estar no controle de si mesmo é essencial para uma pessoa de sucesso, como explica Hilado.

Haverá situações que testarão seu controle com frequência, portanto, lembre-se disso. Lembre-se de manter a calma e controlar suas emoções enquanto trabalha para o sucesso.

6. “VOCÊ NÃO PODE CONTROLAR O QUE ACONTECE COM VOCÊ, MAS PODE CONTROLAR SUA ATITUDE EM RELAÇÃO AO QUE ACONTECE COM VOCÊ E, COM ISSO, ESTARÁ CONTROLANDO A MUDANÇA, EM VEZ DE PERMITIR QUE ELA O CONTROLE.” – BRIAN TRACY

É impossível controlar outras pessoas e outras situações. Como Tracy explica, você só pode controlar a maneira como reage ao que acontece. Sua reação é a chave para assumir o controle ou permitir que ele o controle.

7. “O QUE É FEITO AMARGAMENTE COM RAIVA DESCONTROLADA NÃO PODE SER DESFEITO.” – VINOD VARGHESE ANTONY

As coisas que você faz quando está com raiva costumam se arrepender. Infelizmente, você não pode retirá-los e o estrago já está feito. Se você conseguir se lembrar disso quando estiver com raiva, será mais provável que tenha o controle.

 

8. “O AUTOCONTROLE É O ELEMENTO PRINCIPAL DO RESPEITO PRÓPRIO, E O RESPEITO PRÓPRIO É O ELEMENTO PRINCIPAL DA CORAGEM.” – TUCÍDIDES

Para ter respeito próprio, você precisa ter autocontrole. Da mesma forma, se você tiver respeito próprio, desenvolverá coragem. Com coragem, você encontrará uma maneira de expressar sua raiva positivamente e encontrar uma solução.

9. “ENFRENTAR SEU INIMIGO COM RAIVA ALIMENTA SEU EGO, MAS DIMINUI SUA CHANCE DE SUCESSO.” – SHON MEHTA

Embora possa fazer você se sentir poderoso para expressar sua raiva em confronto, faz mais mal do que bem. Isso estimula seu ego, mas interfere no sucesso. Para ter sucesso, você precisa mostrar controle e capacidade de se conter quando estiver com raiva.

10. “EU CONSIDERO MAIS VALENTE AQUELE QUE VENCE SEUS DESEJOS DO QUE AQUELE QUE VENCE SEUS INIMIGOS; POIS A VITÓRIA MAIS DIFÍCIL É SOBRE O EU. ” – ARISTÓTELES

Quando você fica com raiva, é natural que queira ceder à raiva. Você pode querer atacar, mas é mais uma vitória conter esse desejo. Quando você pode fazer isso, você mostrou bravura e controle de si mesmo.

 

11. “FALE QUANDO ESTIVER COM RAIVA, E VOCÊ FARÁ O MELHOR DISCURSO DO QUAL SE ARREPENDERÁ.” – AMBROSE BIERCE

Quando as pessoas estão com raiva, tendem a dizer coisas que magoam e não querem dizer. Esse dano pode ser irreparável e você nunca poderá retirar o que disse. Lembre-se disso quando estiver com raiva e guarde qualquer conversa para quando se acalmar.

12. “A RAIVA É APENAS RAIVA. ISSO NÃO É BOM. NÃO É RUIM. APENAS ISSO. O QUE VOCÊ FAZ COM ISSO É O QUE IMPORTA. É COMO QUALQUER OUTRA COISA. VOCÊ PODE USÁ-LO PARA CONSTRUIR OU DESTRUIR. VOCÊ APENAS TEM QUE FAZER A ESCOLHA. ” – JIM BUTCHER

A raiva não precisa ser boa ou ruim, desde que você possa controlá-la. Todo mundo fica com raiva, às vezes, e tudo bem. O que não está bem é o que você faz com essa raiva.

Você pode usá-lo positivamente ou negativamente, mas cabe a você fazer essa escolha. É aqui que a força de vontade será útil, porque usá-la positivamente pode tornar a raiva boa. É quando você cede à raiva e a usa negativamente que é ruim.

 

13. “A RAIVA É UMA DAS EMOÇÕES PODEROSAS QUE OS HUMANOS TENDEM A SENTIR, E É MUITO BOM, MAS QUANDO SE TORNA EXCESSIVA E A DEIXAMOS NOS CONTROLAR, PODE SE TORNAR DESTRUTIVA.” – ADRIENNE BLODGETT

Como explicado antes, a raiva pode ser boa ou ruim. Tudo depende da maneira como você escolhe reagir a isso. Quando você deixa que ela o controle em vez de controlá-la, torna-se uma emoção ruim.

14. “O AUTOCONTROLE PODE SER DEFINIDO COMO AS TENTATIVAS ESFORÇADAS DE UMA PESSOA PARA MUDAR PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E COMPORTAMENTOS A FIM DE ALCANÇAR INTERESSES OU OBJETIVOS DE LONGO PRAZO.” – MURAVEN & BAUMEISTER

Quando você está com raiva, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos precisam ser controlados. Se você puder reconhecer e mudar qualquer comportamento negativo, verá resultados melhores do que se cedesse.

15. “LEMBRETE AMIGÁVEL. SE VOCÊ PERDER A PACIÊNCIA, A CULPA É SUA. SEMPRE. SUAS RESPOSTAS EMOCIONAIS NUNCA SÃO DA RESPONSABILIDADE DE QUALQUER OUTRO SER HUMANO. ” – THIBAUT

Você não pode culpar nada nem ninguém quando perde a paciência. A maneira como você reage às emoções é inteiramente sua. Se você perder a paciência, é porque não teve força de vontade para controlar sua raiva.

 

É importante lembrar disso quando você ficar com raiva. Antes de perder a paciência, lembre-se de que não pode culpar ninguém além de si mesmo por sua reação. Isso pode ser todo o lembrete de que você precisa mostrar controle sobre a situação e suas emoções.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essas citações sobre autocontrole, para lembrar quando você está com raiva, podem ajudá-lo a superar os sentimentos negativos associados à raiva. Quando você fica com raiva, tem que decidir como reagirá. Essa reação determinará se a emoção o ajudará ou prejudicará ainda mais.

Você não pode permitir que a raiva o detenha ou o leve a fazer ou dizer algo de que se arrepende. Se você fizer isso, estará permitindo que a emoção o controle. Em vez disso, use-o positivamente e descubra uma solução para o problema.

 

Quando você puder fazer isso, estará mostrando autocontrole, o que o ajudará muito mais do que ceder à vontade. Lembre-se dessas citações na próxima vez que sentir raiva. Se você se lembrar deles, será capaz de escolher a reação certa à sua raiva.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Cookie_studio no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS