Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar à criação de um tratamento universal contra o câncer – um tipo de terapia que funcionaria para todos os tipos de cânceres, em todas as pessoas.

Pesquisadores da Universidade de Cardiff estavam analisando amostras de sangue procurando células imunológicas capazes de combater bactérias, quando encontraram um tipo totalmente novo de célula T.

As células T é um tipo de glóbulo branco que ajuda o sistema imunológico do nosso corpo procurando e matando células anormais.

Essa nova célula, segundo estudo publicado na revista Nature Immunology, carrega um receptor nunca visto antes, que age como um gancho, agarrando-se às células, mas as células T equipadas com esse receptor matam apenas células cancerígenas.

Quando os pesquisadores equiparam as células T em testes de laboratório com este novo receptor, as células mataram células de câncer de pulmão, pele, sangue, cólon, mama, osso, próstata, ovário, rim e colo do útero – tudo isso ignorando células saudáveis.

A equipe ainda não realizou testes destas células T em pacientes reais com câncer, mas quando testadas em camundongos injetados com câncer humano, as células reconheceram a e exibiram habilidades “encorajadoras” de matar o câncer.

Imagem de Capa: catalin no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?