Mesmo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde do uso de máscaras, muitas pessoas ainda permanecem resistentes ao uso ou a utilizam de forma totalmente incorreta – cobrindo apenas a boca ou usando-a no queixo, por exemplo – mesmo em ambientes que estão determinados que o uso de máscara é obrigatório.

É de muita importância que as pessoas respeitem o básico de segurança perante a esta pandemia, até que se obtenha a vacina ou um tratamento viável, que é o distanciamento social e o uso de máscaras, porque nem para todo mundo é possível ficar em casa em isolamento.

Embora muitos países estejam aos poucos aplicando o desconfinamento e reabrindo as empresas e estabelecimentos comerciais, a regra ainda é essencial para conter a circulação do vírus.

E para provar o quão é importante usar uma máscara que o pesquisador de microbiologia clínica Richard Davis realizou um experimento e publicou em seu Twitter, testando situações comuns com e sem máscara protegendo o seu rosto.

 

O PhD Davis constatou que usar máscara reduz bastante a propagação de gotículas respiratórias vindas da boca e da garganta em duas demonstrações simples, veja a seguir:

Primeiro ele espirrou, cantou, conversou e tossiu em direção a uma placa de cultura de ágar com ou sem máscara.

2020 07 01 2 1 - Cientista demonstra o efeito de usar uma máscara e o que acontece quando não se usa
Imagem Twitter

As colônias de bactérias crescidas vistas na primeira coluna de placas  mostram onde as gotículas caíram. Na segunda coluna podemos ver que o uso da máscara bloqueou praticamente todos elas.

Ebd7 sGWAAE5or0 scaled - Cientista demonstra o efeito de usar uma máscara e o que acontece quando não se usa
Imagem Twitter

Na segunda demonstração, ele colocou placas de cultura de bactérias abertas a 2, 4 e 6 pés de distância (ou 60cm, 1,20m e 1,83m) e tossiu com força por aproximadamente 15 segundos. Depois repetiu o processo sem uma máscara. 

2020 07 01 1 1 - Cientista demonstra o efeito de usar uma máscara e o que acontece quando não se usa
Imagem Twitter

Pelo resultado de número de colônias de bactérias, as gotículas caíram na maioria das vezes a menos de 1 metro, mas uma máscara bloqueou quase todas. (Com máscara na primeira coluna de placas e sem máscara na segunda)

Ebd83zxXsAEAzQs scaled - Cientista demonstra o efeito de usar uma máscara e o que acontece quando não se usa
Imagem Twitter

“Estou ciente de que esta demonstração simples (n = 1) não é como você cultiva vírus ou modela a disseminação do SARS-CoV-2. Mas colônias de bactérias normais da minha boca / garganta mostram a propagação de grandes gotículas respiratórias, como as que pensamos espalhar principalmente COVID19, e como uma máscara pode bloqueá-las!” Disse Davis em seu Tweet.

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS