A obesidade é um dos grandes problemas de saúde mundial e é bem complexa, pois pode ser causada pela genética, estilo de vida e as duas condições juntas.

Um estudo publicado na revista PLoS Genetics descobriu que praticar exercício físico regularmente diminui a predisposição genética à obesidade, mas que não é qualquer exercício físico.

Este estudo foi realizado por 18.424 adultos chineses com idades entre 30 e 70 anos através de um banco de dados chinês de pesquisa biomédica chamdo Taiwan Biobank.

Foram utilizadas 5 medidas de obesidade, incluindo índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal, circunferência da cintura, circunferência do quadril e relação cintura-quadril. Para avaliar o risco genético, foi aplicado escores para cada medida de obesidade baseado em perguntas que abordavam informações pessoais e fatores de estilo de vida.

18 tipos de exercícios regulares foram testados, mas apenas 6 tiveram os efeitos genéticos positivos contra a obesidade. E o estudo mostrou que os benefícios de praticar regularmente essas 6 categorias de exercício são mais impactantes nas pessoas que são predispostas à obesidade.

 

A investigação constatou que: praticar jogging (corrida leve) proporciona os melhores resultados de todos como melhor forma de controlar a obesidade, seguida de outros esportes como a escalada de montanhas, caminhada, caminhar e exercitar, certas modalidades de dança e ioga com longa duração.

Já os exercícios como ciclismo, alongamentos, natação e danças de jogos de computador, não causaram os mesmo efeitos genéticos em nenhuma medida de obesidade.

As descobertas mostram que a atuação na genética e nas medidas de obesidade podem ser reduzidas em vários graus com a realização de um desses 6 tipos de exercícios.

 

Esses 6 esportes tem potencial para reduzir o índice de massa corporal (IMC) nos indivíduos em que tem influência genética na tendência para ter um peso excessivo, mas devem ser praticados regularmente, ou seja, três vezes por semana durante, pelo menos, 30 minutos.

Imagem de Capa: cookie_studio no freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS