A batalha para comer bem e permanecer saudável é longa e árdua. Muitas pessoas lutam para atingir seus objetivos de peso e estilo de vida de forma sustentável e saudável. Existem muitas informações conflitantes sobre a melhor forma de fazer isso, então pode ser confuso e pode até parecer inatingível.

Muitos dos problemas que você pode ter com o conceito de alimentação correta derivam de expectativas irrealistas. O mundo está continuamente nos forçando a acreditar que precisamos alcançar o status de supermodelo apenas com dieta – mas não é assim que funciona!

Qual é a resposta certa para essa confusão? O que você precisa fazer para se manter saudável nos próximos anos, com uma dieta boa e equilibrada e hábitos positivos? O pensamento positivo é realmente tudo de que você precisa? Veja 4 maneiras simples de comer bem e manter-se saudável.

1. CUIDADO COM OS TRUQUES DIETÉTICOS

A cultura dietética varreu nosso mundo e o cobriu com recomendações que são comercializadas para soar como se funcionassem para todos. Eles não vão, e você deve fazer o que puder para não se apaixonar por eles.
Somos todos diferentes e não existe uma dieta única para todos.

O corpo e a nutrição são tão incrivelmente complexos que não existe nenhuma maneira de existir uma dieta que seja boa para a maioria de nós. Não existe uma fórmula!

O mesmo se aplica a alimentos diet, que também são criados para comercialização, não para precisão.

ESTEJA ATENTO A ALIMENTOS COM RÓTULOS COMO ESTES:

• Gordura reduzida
• Baixo teor de gordura
• Baixa caloria

Esses rótulos parecem ótimos, mas a verdade é que a maioria dos alimentos dietéticos precisa percorrer um longo caminho para compensar os ingredientes reduzidos ou excluídos.

A textura e o sabor são perdidos quando você remove a gordura e outros ingredientes chamados “não saudáveis” dos alimentos normais, portanto, os alimentos diet devem se tornar palatáveis com todos os tipos de aditivos.

O resultado? Esses alimentos dietéticos costumam ter mais açúcares adicionados ou até mais calorias! Basicamente, se você realmente deseja ter uma dieta saudável, opte por alimentos integrais em vez de produtos da “dieta” da moda.

Enquanto você está nisso, aqui estão mais dicas de dieta que você não deveria seguir:

· COMER SUPERALIMENTOS

Sim, você pode abandonar produtos caros, os chamados “superalimentos”. Embora sejam certamente saudáveis, comê-los regularmente pode ser insustentável a longo prazo devido ao custo e à disponibilidade. Para se manter verdadeiramente saudável, simplesmente adicione frutas e vegetais frescos e orgânicos às suas refeições.

· ENCONTRAR SUBSTITUTOS PARA TODOS OS FAVORITOS

Você deve encontrar alternativas para coisas como hambúrgueres de fast food e alimentos fritos, mas nem todas as suas guloseimas favoritas precisam ser substituídas.

Na verdade, é mais sensato permitir-se entregar-se aos alimentos que você deseja de vez em quando. Contanto que você os coma com moderação, não há nada de errado com um cupcake ou algumas batatas fritas uma vez por semana.

2. ADICIONE CERTOS NUTRIENTES SAUDÁVEIS À SUA DIETA

Os nutrientes que você coloca em seu corpo são extremamente importantes, o que não é preciso dizer quando você está tentando comer direito.

Mas existem inúmeras opções diferentes de nutrientes e componentes alimentares que parecem saudáveis e bons para você. Em quais você deve se concentrar? Vamos começar com isso!

· GRÃOS INTEGRAIS

É relativamente fácil fazer a mudança de grãos refinados ou brancos para grãos integrais. Embora os carboidratos refinados tenham ligações com todos os tipos de aumento do risco de doenças, os grãos integrais possuem vitaminas, minerais e muito mais, que os tornam mais saudáveis a longo prazo.

· PROTEÍNA

A proteína ajuda a estabilizar a saciedade, o que significa que pode fazer você se sentir satisfeito, e o aumento da ingestão de proteína tem mostrado ajudar as pessoas a consumir menos calorias diariamente.

Em última análise, isso é positivo para o controle de peso e redução dos desejos. Além disso, a capacidade da proteína de ajudar na retenção de massa muscular significa que também pode ajudar a queimar calorias adicionais durante o dia, evitando a perda de músculo com o envelhecimento.

· PROBIÓTICOS

Os probióticos são normalmente encontrados em alimentos fermentados e são muito importantes para a digestão. Eles ajudam a manter o intestino bem equilibrado com uma mistura de bactérias saudáveis e um microbioma benéfico.

· FIBRA

A fibra é extremamente importante para a saúde corporal. Ela é responsável por criar bactérias benéficas no intestino, ajudando nos movimentos intestinais e na digestão. Também ajuda você a se sentir satisfeito e, de acordo com pesquisas , pode reduzir o risco de certas doenças.

· FITONUTRIENTES

Os fitonutrientes são compostos que fornecem benefícios exclusivos ao corpo. Um dos maiores exemplos disso são os antioxidantes, que protegem o corpo dos danos dos radicais livres.

Bagas e outros alimentos vegetais, nas mais diversas cores, são uma grande fonte de fitonutrientes. Com tantas vantagens, é quase um crime não comê-los! Eles são cardioprotetores e possuem muitos componentes que irão mantê-lo saudável.

3. FAÇA COMIDA DE UMA MANEIRA QUE FUNCIONE PARA VOCÊ

É fácil se prender a conselhos sobre como preparar refeições e perder de vista o que é realmente importante. No final do dia, tudo o que importa é que você fez uma comida relativamente saudável e agora pode comê-la.

Portanto, em vez de se estressar com a maneira como todos dizem que você deve fazer as coisas, coloque seu pensamento positivo e faça a comida da maneira que for melhor para você. Por exemplo:

· PREPARE AS REFEIÇÕES DE FORMA DESCONTRAÍDA

Se você está preparando uma refeição, precisa ter certeza de que seu plano é confiável – mas também não deve ser muito rígido, pois isso irá limitá-lo e estressá-lo.

Seja flexível e relaxe um pouco sobre sua ideia de uma “boa” refeição. Vegetais frescos, frutas e refeições rápidas e simples de preparar são realmente tudo de que você precisa!

· COMA QUANDO ESTIVER COM FOME

Se seu estômago começar a roncar, é porque você está com fome e seu corpo precisa de comida. É o fim da história! Portanto, se sentir fome fora do horário normal das refeições, está perfeitamente bem para comer. Corpos não são robôs – eles não seguem um cronômetro. Coma apenas quando sentir que precisa e você ficará bem.

· NÃO LIMITE OS ALIMENTOS A REFEIÇÕES ESPECÍFICAS

Você provavelmente tem uma ideia do que é categorizado como “comida para o café da manhã”, “comida para o almoço” e assim por diante. Não há necessidade de rotular os alimentos dessa forma. Você pode comer qualquer um desses alimentos em qualquer refeição.

O café da manhã para o jantar não é um problema quando você para de restringir sua comida a horários específicos do dia! Isso permite que você tenha mais flexibilidade com suas refeições.

4. MUDE A FORMA COMO VOCÊ PENSA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Vivemos em um mundo que se concentra na “alimentação saudável” baseada em dietas. É tudo uma questão de restrição e disciplina. Mas isso não é sustentável e também não é ótimo para sua psique!

Seu relacionamento com a comida pode se tornar disfuncional se você seguir apenas o que o mundo afirma ser melhor. Aqui estão algumas áreas em que suas perspectivas podem estar impedindo você de uma alimentação saudável:

· CALORIAS NÃO DEVEM CONTAR

Sim, você foi ensinado durante toda a sua vida a contar suas calorias, mas, desde que não coma pizzas enormes todos os dias, realmente não há sentido em fazer isso.

O que você deve contar são os nutrientes que está recebendo de seus alimentos. Por exemplo, 400 calorias de vegetais é uma opção melhor do que 200 calorias vazias de batatas fritas.

· VOCÊ NÃO DEVE CORTAR ALIMENTOS

As pessoas falam sobre restringir alimentos e cortar alimentos “ruins” o tempo todo, mas isso não é uma boa ideia. Aumenta o risco de ansiedade e não dura.

Adicionar ingredientes a refeições geralmente não saudáveis é sempre uma opção melhor. Por exemplo, em vez de cortar o macarrão refinado de sua vida, comece a adicionar vegetais ou proteínas para transformá-los em uma refeição melhor e mais satisfatória.

· NÃO PULE AS REFEIÇÕES

Pular refeições para compensar uma refeição pouco saudável que você fez antes não é o melhor caminho. Se você tende a se esquecer de comer porque está distraído ou a pular refeições devido a sentimentos de culpa, é hora de desaprender esses hábitos. Se é a saúde geral que você deseja, você precisa comer!

· EXPERIMENTE UMA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

Com que frequência você se distrai durante as refeições? Você costuma ficar ao telefone, assistindo a um programa ou lendo um livro ou jornal enquanto come?

Bem, isso pode ser parte do problema! A alimentação consciente pode ajudar a trazer alegria de volta ao ato de consumir alimentos. Isso envolve sintonizar seus sentidos enquanto você come.

Portanto, deixe de lado suas distrações e preste atenção à aparência, cheiro, textura e sabor do que você come. A alimentação consciente ajuda você a saborear as refeições e a se saciar mais rapidamente, ao mesmo tempo que melhora sua relação com a comida!

Comer bem deve ser um compromisso de longo prazo que não é restritivo ou um sacrifício

Se você acha que suas opções alimentares tendem a não ser atraentes para você, ou se acaba restringindo muitos aspectos de sua dieta, há uma boa chance de que as coisas não funcionem por mais de alguns meses.

Parece difícil, mas evitar truques de dieta, adicionar nutrientes positivos aos alimentos, adaptar sua preparação de alimentos ao que funciona melhor para você e mudar alguns antigos estigmas em torno dos alimentos podem ajudá-lo a comer bem e a se manter saudável.

Mantenha o seu pensamento positivo e comece a trabalhar na sua saúde alimentar a longo prazo hoje!

Imagem de Capa:

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS