A caminhada é recomendação básica de exercício físico para a maioria das pessoas, em qualquer faixa etária e peso. Atividade a favor da saúde, a descoberta de uma investigação é de que a caminhada em um ritmo mais rápido pode te fazer viver mais!

A pesquisa, publicada no Mayo Clinic Proceedings recrutou 474.919 pessoas no Reino Unido, e o resultado mostrou que os participantes que mantinham um ritmo de caminhada mais rápido têm uma expectativa de vida mais longa independente do índice de massa corporal (IMC) e do peso em que a pessoa se encontre, seja magro ou até mesmo obeso mórbido.

Tom Yates, professor de atividade física, comportamento sedentário e saúde da Universidade de Leicester e principal autor do estudo, disse: “Nossas descobertas podem ajudar a esclarecer a importância relativa da aptidão física em comparação com o peso corporal na expectativa de vida dos indivíduos.”

Disse Tom: “Em outras palavras, os resultados sugerem que talvez a aptidão física seja um indicador melhor da expectativa de vida do que o índice de massa corporal (IMC), e que incentivar a população a se envolver em uma caminhada rápida possa adicionar anos a suas vidas.”

A idade média dos participantes incluídos nesta análise foram 58,2 anos e IMC médio foi de 26,7 kg/m2 e o acompanhamento desse estudo foi de aproximadamente 7 anos. Os participantes que relataram ritmo acelerado de caminhada tiveram maiores expectativas de vida em todos os níveis de IMC, variando de 86,7 a 87,8 anos em mulheres e 85,2 a 86,8 anos em homens.

E aqueles que andavam em ritmo lento apresentaram menor expectativa de vida: 72,4 anos para as mulheres e 64,8 anos para os homens. Para as mulheres que caminham rápido, aumento de 15 anos, e mais 22 anos de expectativa de vida para os homens que andam em ritmo acelerado! Diferença gritante!!!

Se você já tem o hábito de caminhar, continue, e se o ritmo é lento, vamos acelerar! Se ainda não pratica, não existe motivo maior que convença, não é? Sua saúde agradece!

Imagem de Capa: Nathan Cowley no Pexels

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS