Caminhar é uma atividade simples mas que oferece diversos benefícios à saúde. Mas e dar um passeio depois de comer?

Existem estudos sobre os benefícios de caminhar e alguns analisaram os efeitos benéficos de andar após uma refeição. Descubra a seguir todas as vantagens desse hábito:

Regula o açúcar no sangue

Depois de comer, os níveis de açúcar no sangue aumenta, especialmente se a refeição for composta por muita quantidade de carboidratos. Este aumento é temporário e completamente normal, o açúcar dá energia para as células do corpo, especialmente o cérebro.

Em indivíduos saudáveis, o pâncreas libera insulina suficiente para regular o açúcar no sangue. No entanto, com mudanças na dieta e no estilo de vida, uma pessoa pode melhorar o controle do açúcar no sangue, e uma delas é andar depois de comer.

De acordo com um estudo, o momento de uma caminhada afeta a glicemia pós-prandial ou os níveis de açúcar no sangue após uma das grandes refeições. As descobertas sugerem que uma curta caminhada após uma refeição reduz os níveis de glicose no sangue mais do que caminhar antes de uma refeição.

Controla a pressão arterial e o colesterol

A atividade física regular pode reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim, o LDL , o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e vasculares. A recomendação é de 30 minutos de exercícios de intensidade moderada pelo menos 5 dias por semana.

Você pode conseguir isso facilmente fazendo uma caminhada de 30 minutos após uma refeição ou três caminhadas de 10 minutos após o café da manhã, almoço e jantar.

Melhora a qualidade do sono

Praticar exercícios físicos, seja qual for, pode ajudar a aliviar os problemas de insônia, e uma simples caminhada é uma ótima opção. Um estudo mostra que exercícios regulares de longo prazo podem reduzir significativamente o tempo que uma pessoa leva para adormecer.

No entanto, dar um passeio após o jantar também pode beneficiar aqueles que não sofrem de insônia. A atividade aeróbica aumenta a quantidade de sono de ondas lentas, ou sono profundo, durante a noite. Basta ter cuidado para não exagerar, um exercício mais intenso pode até ser estimulante e atrapalhar o sono.

Favorece a saúde mental

Caminhar é uma maneira simples de melhorar nossa saúde mental. Isso acontece porque reduz os hormônios do estresse, incluindo adrenalina e cortisol. Ao caminhar, o corpo libera endorfinas que atuam como analgésicos naturais que reduzem o desconforto e o estresse, melhoram o humor e induzem a sensações de relaxamento.

Reduz sintomas de acúmulo de gases e inchaço abdominal

De acordo com um estudo, o exercício diário moderado melhora ocorrência de gases e distensão abdominal, comum em pessoas com síndrome do intestino irritável. Os resultados desta pesquisa sugerem que as pessoas podem reduzir seus sintomas em 50% simplesmente aumentando o número de passos diários de 4.000 para 9.500.

Desvantagens de andar depois de comer

Caminhar depois de comer nem sempre pode ser uma boa ideia. Existe a possibilidade de sentir desconforto na digestão ou dor de estômago. Um efeito colateral que, no entanto, pode ser facilmente controlado considerando a duração, a intensidade e o tempo de sua caminhada após as refeições. Na prática, NÃO EXAGERE.

Se tiver uma refeição farta e pesada o ideal é esperar antes de caminhar. O tempo pode ser variável e depende tanto do indivíduo quanto das características da própria refeição. Cada um de nós deve prestar atenção em como se sente após as refeições e entender o que é melhor para si.

Com tudo sob controle, coloque a sua playlist de músicas favoritas e aproveite mais ainda desse momento!

Imagem de Capa: StockSnap por Pixabay 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS