O desenvolvimento de um filtro que purifica a água através da luz solar rendeu à criativa Biotecnóloga Anna Luisa Beserra o prêmio Jovens Campeões da Terra, oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa premiação da ONU reconhece jovens empreendedores de 18 a 30 anos que tenham ideias inovadoras para solucionar os atuais desafios ambientais. E em 2019 Anna foi a vencedora e a primeira brasileira a ganhar nesta premiação, que é a principal do planeta.

Tudo começou em 2013, ainda no Ensino Médio. Apenas com 15 anos, Anna se inspirou na ideia do projeto de um produto para o Prêmio Jovens Cientistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Quando entrou para o curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), começou a aperfeiçoar os protótipos do Aqualuz.

O Aqualuz é um dispositivo que purifica a água de chuva captada por cisternas de regiões rurais através da radiação solar, que durante um determinado tempo de exposição, elimina os microoganismos causadores de doenças, sem contaminações químicas. Quando a água já está ideal para o consumo, o indicador muda de cor.

O sistema depende apenas do sol, é de baixo custo e dura cerca de 20 anos com apenas com limpeza de água e sabão, sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica. Todo tipo de manutenção pode ser realizada pelos usuários de forma bem simples.

Hoje a SDW for all (Safe Drinking Water For All), startup de impacto socioambiental, e recentemente reconhecida pela ONU, permite o desenvolvimento comercial e apoio ao desenvolvimento científico do Aqualuz, passando por diversas acelerações e premiações.

Foram 6 anos desenvolvendo e atualmente são 5 estados com Aqualuz, sendo mais de 250 famílias, ultrapassando 500 pessoas beneficiadas. E não para por aí!

O objetivo do projeto não é só levar água potável, mas proporcionar qualidade de vida, melhorar as condições de saúde, educação e renda de milhões de pessoas que vivem em regiões isoladas, sem acesso ao mínimo necessário à vida: água potável…!

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS