Um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está na fase final para criar uma vacina para a prevenção do HIV.

O projeto Mosaico começou há cinco anos e está na fase 3, onde os testes serão realizados em humanos. Essa pesquisa está ocorrendo no Brasil com cooperação de instituições de mais sete países, onde incluirá 3.800 participantes pelo mundo.

Conforme publicado no Jornal da USP, a pesquisa já foi aprovada nas fases pré-clínica, animal e nas fases 1 e 2 em humanos. Segundo o professor e infectologista do Hospital das Clínicas da USP, Ricardo Vasconcelos, a vacina que está sendo produzida pela unidade já apresentou redução de 70% das chances de contrair o HIV após testes realizados em macacos.

Atualmente, já na fase 3, os pesquisadores procuram voluntários para testes. Os voluntários devem ser pessoas vulneráveis ao vírus, homens gays ou bissexuais cisgêneros e homens ou mulheres transexuais entre 18 e 60 anos.

Se você faz parte desse grupo e queira se voluntariar, entre em contato por meio do Programa de Educação Comunitária da USP pelo Instagram @pec.hcfmusp ou pelo e-mail agendamento.estudos@gmail.com.

A vacina em desenvolvimento trabalha com a tecnologia de vetor, em que são injetadas informações genéticas para produção de proteínas do HIV dentro de um vírus que não afeta seres humanos.

O vírus, ao entrar no organismo, se multiplica, fazendo com que o corpo receba as proteínas que foram injetadas no material genético, fazendo com quem recebeu a vacina produza uma resposta imune contra proteínas do HIV sem nunca ter tido contato com esse vírus.

Mas ainda falta realizar os últimos testes para atestar a eficácia. E enquanto não há vacina, a prevenção continua essencial.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by PEC HCFMUSP (@pec.hcfmusp)

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS