Beber vinho é um hábito antigo de aproximadamente seis a oito mil anos. Ao longo de sua existência, a história nos conta que o vinho (ou vino) tem sido usado durante celebrações, cerimônias religiosas, para curar e confortar os idosos. Você pode se perguntar sobre os benefícios do vinho na saúde.

Então, o que acontece com seu corpo quando você bebe um copo de vinho?

Estudos descobriram que o consumo moderado de vinho, de um a dois copos por dia, traz benefícios positivos para a saúde do corpo. O consumo deve ser moderado, o que significa ser em torno de 140 ml por copo. A ingestão excessiva de álcool leva a doenças e outros problemas de saúde.

14 POTENCIAIS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DE BEBER VINHO

Pensa-se que beber vinho fornece uma longa lista de grandes benefícios. Mas você deve beber vinho tinto ou vinho branco?

O vinho tinto é o mais saudável dos dois vinhos, porque as peles são deixadas durante o processo de fermentação das uvas vermelhas. O processo de fermentação da variação de branco não inclui a casca da uva. As peles de uva possuem antioxidantes que atuam na proteção das células.

Design 1 - Beber vinho todos os dias pode te deixar mais saudável e feliz

Aqui está uma lista dos possíveis benefícios à saúde quando se bebe moderadamente um copo de vinho por dia:

1 – MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO

Beber vinho ajuda a reduzir suas chances de contrair qualquer tipo de doença cardiovascular ou sofrer um ataque cardíaco. Bebedores leves ou aqueles que não bebem vinho são mais propensos a morrer mais cedo do que os que bebem moderadamente.

Em parte, isso se deve à capacidade do vinho de dilatar as artérias e aumentar o fluxo sanguíneo. Essa dilatação diminui o risco de coágulos sanguíneos ou danos ao coração.

2 – COMBATE O CÂNCER

O vinho contém propriedades de combate ao câncer. Alguns pesquisadores sugerem que beber uma quantidade moderada de vinho retardará a progressão de tipos específicos de células cancerígenas.

 

Esse resultado pode ser porque esse suco fermentado contém fenóis, com efeito que pode retardar o crescimento do câncer de próstata e do fígado.

3 – REDUZ O COLESTEROL

O vinho aumenta o seu HDL, que é o colesterol bom, e bloqueia o LDL, o que causa danos ao revestimento das artérias. Pensa-se que beber vinho pode aumentar o seu HDL em até cinco a quinze por cento.

4 – DETÉM A OSTEOPOROSE

A osteoporose causa enfraquecimento dos ossos, tornando-os propensos a quebras e fraturas principalmente no quadril, punho ou até na coluna. A osteoporose acontece quando seus ossos não estão com novo crescimento ósseo.

Alguns estudos sugerem que o consumo moderado de vinho tinto estimula a espessura mineral óssea em mulheres e homens.

5 – SAÚDE DO CÉREBRO

Estudos descobriram que beber vinho tinto associado a uma dieta saudável, como uma dieta mediterrânea, pode desacelerar doenças neurológicas relacionadas à idade, como Parkinson e Alzheimer.

 

As variedades tintas desencadeiam substâncias químicas que impedem o estresse e os danos ao seu DNA no cérebro.

6 – CONTROLE DE PESO

Alguns pesquisadores sugerem que beber vinho pode ajudá-lo a controlar seu peso. No entanto, os estudos são inconclusivos (mas vale a pena mencionar).

Pensa-se que isso pode ajudá-lo a queimar calorias extras mas ainda está sendo descoberto. Sempre que você bebe álcool, também está ingerindo mais calorias. Um copo médio de vinho tinto tem aproximadamente 125 calorias.

7 – COMBATE DOENÇAS

Pensa-se que beber um copo de vinho por dia ajude seu corpo a combater infecções, especialmente as do intestino . A H. pylori é uma bactéria que causa gastrite, problemas estomacais e úlceras.

 

O vinho protege seu sistema gatrointestinal contra o crescimento desse tipo de bactérias. Também pode ajudar a proteger seu intestino de salmonelas e contaminação de alimentos.

8 – DIMINUI O AÇÚCAR NO SANGUE

Pensa-se que as mulheres na pré-menopausa que bebem pelo menos dois copos de vinho por dia são menos propensas ao diabetes tipo 2. Também ajuda no controle glicêmico e melhora na resistência à insulina.

9 – AJUDA VOCÊ A VIVER MAIS

Beber ajuda a viver mais, especialmente se você também faz uma dieta do tipo mediterrânea, que é saudável, composta por muitos vegetais, frutas e peixes, nozes e grãos integrais.

10 – AJUDA VOCÊ A SE SENTIR MAIS FELIZ

Beber vinho moderadamente melhora o seu humor geral. Até os antigos sabiam disso. Um salmo antigo diz o seguinte sobre o vinho:

“Ele faz a grama crescer para o gado e as plantas para as pessoas cultivarem – produzindo alimento da terra: vinho que alegra o coração humano, óleo para fazer brilhar o rosto e pão que sustenta o coração.” Salmo 104: 14-15.

Isso pode ser porque a experiência é relaxante e muitas vezes você bebe vinho durante uma refeição com amigos ou familiares. Seja qual for o motivo, beber um copo de vinho é uma experiência agradável que pode alegrar seu coração.

11 – O VINHO MELHORA SUA VISÃO

O vinho contém resveratrol, proveniente da casca das uvas utilizadas na produção de vinho. O vinho tinto contém mais resveratrol do que o vinho branco.

 

O resveratrol pode prevenir a perda de visão. Reduz a inflamação e reduz o estresse oxidativo, o que afeta o equilíbrio de radicais livres e antioxidantes do seu corpo. Pode ajudar a combater a perda de visão comum, especialmente com a idade, incluindo:

• Glaucoma
• Cataratas
• Degeneração macular
• Retinopatia diabética

12 – REDUZ A CHANCE DE UM DERRAME

Beber moderadamente pode prevenir coágulos sanguíneos, uma vez que o vinho é um anticoagulante natural. Assim, pode romper coágulos sanguíneos e prevenir um derrame. Os fenóis e o resveratrol do vinho atuam como diluentes do sangue.

13 – MELHORA A SUA PELE

O vinho contém muitos antioxidantes que podem ajudar a sua pele retardando o crescimento de bactérias da acne. Os antioxidantes têm um efeito rejuvenescedor na pele, tornando-a mais brilhante e com aparência elástica. Beber vinho também estimula o fluxo sanguíneo, o que pode prevenir rugas.

14 – PROTEGE OS DENTES

Acredite ou não, beber suco da uva fermentado pode ajudar a combater as bactérias encontradas na boca. Os polifenóis no vinho desaceleram bactérias e placas causadoras de deterioração, que se transformam em cáries.

 

Naturalmente, beber vinho não nega a necessidade de escovar os dentes diariamente, usar fio dental e visitar o dentista duas vezes por ano.

COMO ESCOLHER O VINHO MAIS SAUDÁVEL

Beber vinho é saudável, desde que você escolha beber moderadamente e se alimentar de forma saudável. Então, escolha tinto que tem mais antioxidantes. Escolha vinhos que contêm as uvas de casca grossa. Petite Sirah ou Cabernet Sauvignon são dois tintos com alto teor de resveratrol.

PROCURE UM NÍVEL MAIS BAIXO DE ÁLCOOL

Os vinhos variam entre 9% e 16% de álcool. Curiosamente, como o álcool se origina do açúcar da uva, quanto mais álcool, maior o teor de açúcar do lote. Portanto, beber um nível mais baixo de álcool significa que o vinho tem um nível mais baixo de açúcar. Riesling e Moscato italiano são exemplos de produtos com baixo teor alcoólico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: MODERAÇÃO É FUNDAMENTAL QUANDO SE TRATA DE BEBER VINHO PARA MELHORAR SUA SAÚDE

Você já sabe que o excesso de álcool é prejudicial à sua saúde. E beber muito vinho também pode causar problemas mentais, problemas cardíacos, danos no fígado, problemas no pâncreas e certos tipos de câncer.

Quando se trata de beber qualquer bebida alcoólica, lembre-se de que a moderação é fundamental. Quando você bebe moderadamente e come uma dieta saudável, você maximiza os benefícios de saúde do vinho. O vinho melhora a saúde do coração, cérebro e estômago. Também ajuda você a se sentir mais feliz e a viver mais.

 

Com tantos benefícios, não admira que beber vinho seja um hábito tão difundido. Então, junte-se a seus amigos e familiares para um copo saudável de sua variedade favorita, feita com as melhores uvas, os mais baixos níveis de álcool e de uma fazenda orgânica. Como diz um escritor antigo, certamente alegrará seu rosto.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Andrea Piacquadio no Pexels

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS