Só pensar em tomar um banho frio, pode parecer uma escolha terrível a se fazer, mas também existem motivos muito bons para se considerar. Leia a seguir, e veja se os 4 motivos te convencem a preferir tomar banhos frios, a partir de hoje:

# 1 ÁGUA FRIA MELHORA SUA CIRCULAÇÃO

Essa é em especial para quem tem dificuldade para acordar e realizar tarefas pela manhã. Mesmo que seja realmente difícil de fazer, você deve alternar entre água fria e quente durante o banho. Você verá como isso irá te acordar mais rápido.

 

A água fria aumenta a circulação no corpo, o que leva a uma maior demanda de oxigênio. Automaticamente você começa a respirar mais profundamente, e isso combate a fadiga.

# 2 MELHORA A SUA SAÚDE

Tomar um banho frio logo pela manhã faz mais do que despertá-lo e melhorar sua circulação. Os estímulos frios e quentes contraem e dilatam os vasos sanguíneos, fazendo com o seu sistema imunológico seja fortalecido. Além disso, a água fria reduz dores musculares e acelera a recuperação após a prática de esportes.

# 3 BANHOS FRIOS AJUDAM A TRATAR A DEPRESSÃO

Um estudo mostrou que os banhos frios têm um efeito bastante positivo em pessoas que sofrem com depressão: a água fria estimula os impulsos elétricos ao cérebro, o que pode ajudar a aliviar a depressão.

# 4 ESTIMULAR A PERDA DE PESO

De acordo com vários estudos, os banhos frios ajudam até no processo de emagrecimento. Nós humanos, possuímos dois tipos de gordura no corpo: o tecido adiposo marrom e o branco. A gordura marrom é a gordura “boa” que nos mantém aquecidos em ambientes frios.

 

Já a gordura branca, é a que armazenamos quando comemos mais do que precisamos – esta é a gordura que leva à obesidade. Ao tomar banho frio, a gordura marrom é ativada: fazendo com que o corpo comece a queimar calorias.

BANHOS FRIOS – COMO FAZER CERTO

Primeiro, molhe o corpo com água morna e lentamente, resfrie a água. Com a água fria, comece molhando a perna direita com água fria, começando pelo lado externo do tornozelo. Esse é o ponto mais distante do seu coração. Trabalhe seu caminho para cima gradualmente. Em seguida, molhe a perna esquerda.

Agora é a hora dos braços: comece nas costas da mão direita até o ombro. Em seguida, comece pela axila e desça pela parte interna do braço até a palma da mão. Faça o mesmo com o braço esquerdo. E depois, molhe o resto do corpo com a água fria.

 

Reduza lentamente a temperatura da água até cerca de 20°C. Sinta-se à vontade para baixar ainda mais a temperatura, se quiser!

Imagem de Capa: Por Dudarev Mikhail no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?