Na cidade de ULSAN, na Coreia do Sul, existe um banheiro que ao usá-lo, seus dejetos humanos podem pagar por um cafezinho no campus da universidade.

Os utilizadores são recompensados por criptomoedas ao usar esse banheiro e colaborar com produção de energia para a universidade. O alunos podem usar a moeda para comprar produtos no campus, desde uma xícara de café até macarrão instantâneo, frutas e livros.

 

Cho Jae-weon, pesquisador e professor de engenharia urbana e ambiental do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan (UNIST), foi quem desenvolveu o BeeVi – mistura das palavras abelha e visão – que é um banheiro ecologicamente correto e está conectado a um laboratório que produz biogás e esterco a partir dos excrementos dos utilizadores.

Através de uma bomba de vácuo as fezes são encaminhadas a um tanque subterrâneo, reduzindo o uso de água, gerando muita economia quando comparado a um banheiro tradicional. Neste tanque, os microrganismos decompõem os resíduos em gás metano, que é uma fonte de energia. Assim, os dejetos humanos podem ser usados para ajudar na energia do prédio.

“Se pensarmos fora da caixa, as fezes têm um valor precioso para produzir energia e esterco. Eu coloquei esse valor na circulação ecológica”, disse Cho à Reuters.

 

Uma pessoa defeca cerca de 500g em um dia, e com essa quantidade o banheiro gera cerca de 50 litros de gás metano. Esse volume de gás pode gerar 0,5 kWh de eletricidade ou até mesmo dirigir um carro elétrico por aproximadamente 1,2 km, afirmou o engenheiro ambiental.

Para ser mais prático e personalizado, Cho criou uma moeda virtual chamada Ggool, que significa ‘mel’ em coreano. Cada vez que o banheiro ecológico é usado, a pessoa ganha 10 Ggool por dia e já ficam disponíveis para comprar produtos na universidade.

“Eu sempre pensei que as fezes eram sujas, mas agora é um tesouro de grande valor para mim”, disse um estudante de pós-graduação Heo Hui-jin no mercado Ggool. “Eu até falo sobre fezes durante as refeições para pensar em comprar o livro que eu quiser.”

Um excelente destino para esses resíduos tão desvalorizados!

Imagem de Capa: Reprodução

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS