A atração física é uma coisa muito importante nos relacionamentos, o que pode acabar por deixar os homens feios de lado, principalmente no mundo atual, onde a aparência e a imagem corporal pode infuenciar em nossas escolhas e comportamentos, especialmente relacionados à dieta.

A auto imagem também pode ser distorcida pela beleza imposta pela mídia, pelos relacionamentos e até mesmo pelo nosso humor.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Flórida descobriu que as mulheres atraídas por homens mais bonitos do que elas se sentem obrigadas a fazer dieta para emagrecer e a buscar meios para ter um corpo mais esbelto.

Essa extra motivação para fazer uma dieta não existia entre as mulheres que se julgavam mais atraentes do que seus maridos. Quanto aos homens, a motivação para fazer dieta era baixa, independente da esposa ser ou não mais bonita do que eles.

A investigação, publicado na Science Direct, foi feita pela estudante de doutorado Tania Reynolds e a professora assistente de psicologia Andrea Meltzer, onde foram avaliados 113 casais recém-casados, com idade média de 20 anos.

Os casamentos tendem a ser mais bem-sucedidos e mais felizes quando as esposas são mais bonitas do que seus maridos

Cada participante preencheu um questionário sobre fazer dieta ou ter um corpo magro. Algumas perguntas incluíam: “Sinto-me extremamente culpado depois de comer”, “Gosto do estômago vazio” e “Tenho pavor de ganhar peso”. Além de serem avaliadas através de suas fotos.

Os resultados mostraram que as mulheres com maridos mais bonitos tendem a não se sentir à altura dos seus parceiros e não serem tão magras o quanto eles querem que elas sejam e, assim, podem seguir uma dieta inadequada e iniciar um comportamento obscessivo.

“A pesquisa sugere que pode haver fatores sociais desempenhando um papel na desordem alimentar das mulheres”, disse Reynolds. “Pode ser útil identificar mulheres em risco de desenvolver comportamentos mais extremos de perda de peso, que têm sido associados a outras formas de sofrimento psicológico, como depressão, ansiedade, abuso de substâncias e insatisfação com a vida”.

Entretanto, as mulheres casadas com homens menos bonitos não sentiram a necessidade de fazer esforços físicos ou nutricionais extremos para parecer bem ou melhor, pois em vez de se preocuparem em ser atraentes para o parceiro, aproveitam melhor a vida do jeito que são, e por consequência, sendo muito mais felizes!

Imagem de Capa: Gui Vergouwen no Pexels

Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS