A maioria das mulheres coloca o sutiã sem nem mesmo pensar se realmente deveria, já que foram informadas desde a puberdade que deveriam usá-lo.

Mas, a que propósito um sutiã realmente serve além de tornar as mulheres mais socialmente aceitáveis no local de trabalho ou na escola? Os sutiãs são vendidos como um acessório para mulheres como uma forma de levantar os seios e fornecer um suporte extra.

Embora os sutiãs possam servir para atividades físicas, usá-los o tempo todo pode fazer mais mal do que bem. Neste artigo, explicaremos por que deixar de usar sutiã pode ser apenas uma das melhores decisões que você já fez.

Eis por que as mulheres devem parar de usar sutiãs:

O professor Jean-Denis Rouillan, do Centre Hospitalier Universitaire de Besancon, na França, fez um estudo sobre por que as mulheres realmente não precisam de sutiãs. De acordo com seu estudo, sutiãs não trazem nenhum benefício médico ou anatômico para as mulheres.

Na verdade, ele descobriu que os sutiãs fazem exatamente o oposto do que são comercializados – eles fazem os seios caírem e os impedem de crescer.

No estudo, 330 voluntárias com idades entre 18 e 35 anos tiveram seus seios medidos ao longo de 15 anos. As mulheres que não usaram sutiã tiveram uma elevação de 7 milímetros em seus mamilos a cada ano, o que refuta a noção de que os seios caem sem o uso desse artigo.

Além disso, as mulheres que não usaram sutiã apresentaram menos estrias do que aquelas que usaram sutiã. Além disso, seus seios eram realmente mais firmes do que as mulheres que usavam sutiãs.

Este estudo contradiz completamente o conselho que as mulheres receberam durante toda a vida. O estudo mostra que não usar sutiã permite, na verdade, uma postura melhor, pois o sutiã não oferece todo o suporte. Ele também força o corpo a desenvolver os músculos abaixo dos seios, que ajudam a prevenir a flacidez e fornecem suporte.

Em outras palavras, sem sutiã, o corpo deve realmente usar os músculos destinados a proteger os seios da flacidez. Quando o sutiã faz todo o trabalho, os músculos do corpo da mulher sofrem sem o seu uso natural.

O estudo também mostrou que depois de dois anos sem usar sutiã, as mulheres conseguem respirar melhor, ter uma postura melhor e redução de dores nas costas. Isso mostra que o que nos ensinaram sobre sutiãs simplesmente não é verdade, pois eles foram comercializados como uma forma de reduzir as dores nas costas e nos seios nas mulheres.

Usar sutiã é uma escolha altamente pessoal. Os benefícios de deixar de usá-los incluem menos despesas, menos desconforto e mais liberdade. Muitas mulheres em todo o mundo decidiram abandonar seus sutiãs por esses motivos.
As mulheres devem fazer o que parece certo para elas.

Talvez ficar sem sutiã por uma ou duas semanas possa dar uma ideia de como seria. Depois disso, você pode tomar uma decisão informada sobre se deseja torná-la permanente ou não.

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?