Quem nunca tentou fazer uma dieta dieta da moda pelo menos uma vez na vida? Um dos caminhos para emagrecer rápido que as mulheres mais fazem é dieta que estiver no topo das mais faladas do momento. E sempre surgem dietas novas e algumas até bem malucas, prometendo que você vai vai perder peso muito mais rápido, eliminando gordura localizada e medidas.

Antigamente, os gregos e romanos já adotavam rotinas de restrições alimentares, porém, com o propósito de apenas melhorar a saúde física e mental. E foram com os vitorianos que se iniciou a ideia de se fazer as conhecidas ‘dietas milagrosas’, hoje adotadas principalmente por mulheres que querem emagrecer e celebridades de todo o mundo, focadas apenas pelo lado estético.

O problema da dietas restritivas é que elas não são sustentáveis. Assim, você estressa o seu corpo com a privação, afeta o seu sistema imunológico e seu metabolismo, fazendo com que entre em um modo de poupança de energia que fará a pessoa engordar tudo de volta, ou mais, assim que voltar a comer normalmente.

Veja a seguir algumas das dietas mais bizarras que já inventaram:

Mastigue e cuspa sua comida

Foi na virada do século 20, que surgiu a ideia de emagrecimento do americano Horace Fletcher. Chamada de fletcherismo, nessa dieta, as pessoas deveriam mastigar a comida até que todas as calorias e nutrientes necessários fossem “absorvidos” e depois cuspir a massa que restou na boca.

“A dieta também previa que seu seguidor defecaria apenas uma vez a cada duas semanas e que seu cocô não teria odor. Pelo contrário, as fezes teriam um odor similar a ‘biscostos recém-tirados do forno’”, diz.

Dieta Master Cleanse

Conhecida por ser realizada pela cantora Beyoncé por 14 dias, essa dieta propõe a fazer um “detox” onde se consome água com sal pela manhã, suco de limão com pimenta-caiena e xarope de bordo (maple syrup) em substituição às refeições, e uso de laxantes antes de dormir.

Por se tratar de privação exagerada de alimentos, com essa dieta o seu corpo pode entrar em um modo de poupança de energia e, quando você voltar a se alimentar, tudo será armazenado na forma de gordura.

Dieta do Vinagre

No início de 1800, o poeta britânico Lord Byron foi um dos primeiros ícones das dietas e obsessão sobre como os famosos perdem peso.

Na luta contra o peso, ele popularizou um tipo de dieta que consistia em se alimentar de vinagre. Era o “detox” da época, no qual dizia limpar o organismo das impurezas. A dieta era beber vinagre diariamente e comer batatas embebidas no líquido. Umas das consequências era ter episódios de vômito e diarreia.

Dieta do Martini

Nessa dieta, se faz três refeições por dia, onde cada uma delas deve caber em uma taça de Martini, de 90 ml – por isso o nome!
Dizem que as atrizes Eva Longoria e Kate Beckinsale já foram adeptas dessa dieta, que não é nenhum pouco saudável. A quantidade de alimento que se come é praticamente ridículo, causando carências nutricionais.

Dieta da papinha de neném

Essa dieta consiste em comer apenas papinha de neném de pote. Sim, papinha – de – neném – de – potinho.

Fofocas afirmam que as atrizes Reese Whiterspoon e Jennifer Aniston já seguiram essa dieta, que mesmo já estando bem crescidinhas para comer uma comida produzidas para bebês, decidiram seguir esse caminho.

Essas papinhas são riquíssimas em carboidratos e pobres em proteínas, podendo causar pico glicêmico pelo excesso de açúcar no sangue, o que acaba por dar ainda mais fome.

Dieta do passarinho

Se você não é um pássaro, possivelmente você já deveria imaginar que não vai ser muito bom para o seu organismo ter uma alimentação baseada exclusivamente por sementes e grãos como soja, gergelim e linhaça. São alimentos saudáveis, claro, mas seu consumo exclusivo não é nenhum pouco.

A modelo Victoria Beckham já seguiu essa dieta que é pobre em proteínas e vitaminas. Conhecida por sua magreza excessiva, com essa alimentação imprópria para humanos, ela acabou perdendo massa muscular e ficando muito fraca.

Dieta da Bela Adormecida

É difícil comer ao mesmo tempo em que você está dormindo, e assim surgiu a Dieta da Bela Adormecida. Quanto mais você dormir, menos você come, mais peso você perde!

Os adeptos desta dieta bizarra, como foi Elvis Presley, tomavam medicamentos para dormir e passavam dias dormindo com o objetivo de perder alguns quilinhos.

Dieta do cubo de gelo

Essa é uma das mais absurdas que já inventaram. Consiste simplesmente em se colocar cubos de gelo na boca sempre que sentir fome.

A água é essencial inclusive no processo de emagrecimento, mas nunca deve ser única e exclusiva na dieta de qualquer pessoa.

Ao se “alimentar” apenas de água, o corpo pode entrar em colapso pela ausência de ingestão de proteínas, carboidratos e micronutrientes. É muito mais provável que você fique doente se seguir essa dieta por muito tempo.

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?