Um recente estudo indica que substituir alimentos refinados por integrais ajuda a perder peso, pois os grãos inteiros reduz as calorias retidas durante a digestão e acelera o metabolismo.

Dentre os benefícios para a saúde no consumo alimentos integrais, a alta ingestão de fibra alimentar melhora o controle da glicemia e melhora a resposta à insulina.

 

Em um estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, foi oferecido comida aos participantes por oito semanas e o resultado pode ajudar a explicar como o consumo de grãos integrais pode ter grande benefício para quem quer ou precisa perder peso.

“Muitos estudos anteriores sugeriram benefícios de grãos inteiros e fibra alimentar no risco de doenças crônicas. Este estudo ajuda a quantificar como os grãos integrais e as fibras funcionam para beneficiar o controle do peso e confere credibilidade às associações relatadas anteriormente entre o aumento do consumo de grãos e fibras, menor peso corporal e melhor saúde ”, diz Phil J. Karl, PhD, primeiro autor do estudo.

Os participantes que ingeriram uma dieta com grãos integrais perderam cerca de 100 calorias extras por dia devido a uma combinação de aumento da taxa metabólica e maiores perdas fecais. Isso comparado a pessoas que comeram grãos refinados sem muita fibra.

 

A dieta de alimentos integrais e a dieta de alimentos refinados eram diferentes apenas na qualidade dos grãos e fibras – a energia, a composição dos macronutrientes, o tipo de alimento e a estrutura da refeição eram semelhantes.

“Fornecemos todos os alimentos para garantir que a composição das dietas diferisse apenas na origem dos grãos. As calorias extras perdidas por aqueles que comeram grãos integrais foram equivalentes a uma caminhada rápida de 30 minutos – ou desfrutar de um biscoito extra pequeno todos os dias em termos de seu impacto ”, disse a autora sênior Susan B. Roberts, Ph.D., cientista sênior e diretor do Laboratório de Metabolismo de Energia do USDA HNRCA.

Os grãos são um importante grupo de alimentos que incluem trigo (pão, massas, biscoitos), arroz, aveia e cevada. Os grãos integrais incluem uma camada nutritiva que está na parte externa dos grãos e são encontrados em produtos como farinha de trigo integral, aveia e arroz integral.

 

Os grãos refinados são amidos que foram processados e quebrados, principalmente para aumentar a vida útil. Farinha branca, pão branco e arroz branco são exemplos de grãos refinados.

Imagem de Capa: master1305 no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS