O momento atual que nos obriga a mantermo-nos em isolamento social pode nos causar ansiedade, angústia e solidão, principalmente para aqueles que vivem sozinhos, impedidos de ter contatos até mesmo com seus familiares.

Um estudo feito pela Universidade de Sydney, na Austrália, mostrou que ter um animal de estimação reduz significamente a sensação de solidão de seus donos, comprovando mais uma vez, com esses dados, que o cão é ‘o melhor amigo do homem’.

A investigação indicou que os novos donos de cães relataram níveis mais baixos de solidão e uma redução do humor negativo, como ficar chateado ou assustado, após adotarem um cachorro.

“Algumas pesquisas anteriores mostraram que as interações entre humanos e cães podem ter benefícios em ambientes como lares de idosos usando cães-terapia”, disse Ms Powell, candidato a PhD no Centro Charles Perkins.

É muito comum os médicos recomendarem que os idosos adotem um animal de estimação. E por fazerem companhia, diminuem a solidão. Além de trazer mais energia, alegria e uma grande responsabilidade. Assim, nos mantemos ocupados e preocupados com esse novo parceiro.

Os animais são sempre muito fiéis aos donos. Com isso se estabelece uma forte relação de confiança e afeto entre eles. Com a convivência, aprendem a se compreender e assim, o pet consegue até perceber quando seu dono está triste ou deprimido.

O bichinho que escolher levar para a casa o ajudará a superar a ansiedade e a sensação de angústia. Se você mora ou se sente solidão enquanto fica em quarentena, não hesite em adotar um animal de estimação e abuse do bem estar que ele pode te trazer! Com certeza você nunca mais se sentirá só!

Apenas tenha todos os cuidados quando for levá-lo para um passeio. Prefira lugares e horários em que não há circulação de pessoas e mantenha o distanciamento de segurança para evitar uma contaminação.

Imagem de Capa: Norbert Kundrak em Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS