Com um aroma e paladar intensos, o alecrim é uma erva aromática bastante usada na culinária para dar um perfume e sabor especiais a receitas de peixes, carnes, batatas e sopas.

Além disso, o Alecrim também é usado na medicina popular para tratar várias doenças, incluindo dor de cabeça, distúrbios na menstruação, dor de estômago, epilepsia, dor reumática, espasmos, agitação nervosa, para a melhora da memória, histeria, depressão, bem como física e mental fadiga.

Um estudo revelou que o consumo regular dessa erva traz diversos benefícios para a saúde: fortalece o coração, protege o cérebro e tem ação anticancerígena.

Estudos fitoquímicos revelaram que o alecrim contém terpenóides, óleos essenciais, alcalóides e flavonóides. De acordo com as análises, o ácido rosmarínico e o ácido carnósico possuem os efeitos mais medicinais entre os compostos fenólicos, possuindo uma importante ação anti-inflamatória e antioxidante.

Os compostos presentes no alecrim, de forma natural, auxilia no tratamento de condições patológicas do sistema nervoso, incluindo ansiedade, depressão, doença de Alzheimer, epilepsia, doença de Parkinson e síndrome de abstinência. E também atua como aliado para fortalecer o coração e aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos.

O alecrim pode ser consumido na forma de medicamento fitoterápico, devidamente orientado por um profissional, ou na forma de chá infusão.

Como preparar o chá de alecrim

Para preparar a água de alecrim, basta adicionar cerca de 30g de folhas secas da erva em 1 litro de água fervente, abafar e deixar repousar em infusão por 3 a 5 minutos. O ideal é consumir a bebida entre 3 e 4 vezes ao longo do dia, preferencialmente sem açúcar.

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?