A promessa é de que até 2030, uma extensa muralha de árvores seja plantada na região do Sahel, na África, no extremo sul do deserto do Saara.

A Grande Muralha Verde (The Great Green Wall) é um projeto ambiental e social liderado por africanos com a estratégia de fazer crescer uma maravilha natural com extensão de 8.000 km de comprimento e 15 km de largura, que cruzará o continente africano de ponta a ponta. Do Senegal no Ocidente a Djibuti no Oriente.

O muro pretende restaurar 100 milhões de hectares de terras atualmente degradadas, sequestrar 250 milhões de toneladas de carbono e criar 10 milhões de empregos nas áreas rurais.

Depois de concluída, essa será a maior estrutura viva do planeta

Está com aproximadamente 15% de andamento, e a iniciativa que iniciou em 2007 já está trazendo vida de volta às paisagens devastadas da África, fornecendo segurança alimentar e água, para milhões de pessoas que passam fome todos os dias. Assim como também, saúde e bem-estar para as comunidades mais pobres do mundo.

A Grande Muralha Verde deve ser uma solução para as muitas ameaças ambientais que não somente o continente africano enfrenta, mas também o mundo todo, principalmente as mudanças climáticas, a desertificação, escassez de recursos naturais, fome, conflitos e migrações.

Se pudermos trabalhar com a natureza, mesmo em lugares desafiadores como Sahel, podemos superar as adversidades e construir um mundo melhor para as próximas gerações. Construir um muro de esperança contra a pobreza, transformando vidas e restaurando o nosso planeta. Quem quiser contribuir com o projeto fazendo doações, pode entrar em contato através do site.

Imagem de Capa: Facebook

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS