A pressão de se manter sempre otimista pode fazer você se sentir deprimido, enquanto que aceitar suas emoções e pensamentos mais sombrios pode realmente fazer você se sentir melhor a longo prazo, de acordo com novas pesquisas.

“Descobrimos que as pessoas que habitualmente aceitam suas emoções negativas experimentam menos emoções negativas, o que contribui para uma melhor saúde psicológica”, disse a autora do estudo Iris Mauss, professora associada de psicologia na UC Berkeley.

 

Publicado no Journal of Personality and Social Psychology, a pesquisa revela que aceitar e não julgar suas emoções negativas, talvez desvie a atenção, desvalorizando-as.

O estudo testou a ligação entre aceitação emocional e saúde psicológica em mais de 1.300 adultos na área da Baía de São Francisco e em Denver, nos Estados Unidos, e os resultados mostraram que pessoas que geralmente resistem a reconhecer suas emoções negativas, ou as julgam com severidade, podem acabar se sentindo mais estressadas psicologicamente pois a negatividade pode se acumular.

Em contraste, aqueles que geralmente tem uma atitude de aceitação aos sentimentos como tristeza, decepção e ressentimento relataram menos sintomas de transtorno de humor do que aqueles que os criticam ou afastam, mesmo depois de seis meses.

 

A aceitação habitual de experiências mentais negativas favorece a saúde psicológica – bem-estar psicológico, satisfação com a vida e sintomas depressivos e de ansiedade.

“As pessoas que aceitam essas emoções sem julgá-las ou tentar mudá-las são capazes de lidar com o estresse com mais sucesso.”

“Acontece que a forma como abordamos nossas próprias reações emocionais negativas é realmente importante para nosso bem-estar geral”, disse um dos autores do estudo, Brett Ford, professor assistente de psicologia na Universidade de Toronto.

Imagem de Capa: Molly Champion no Pexels

 

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?