Benefícios incríveis podem acontecer ao seu corpo se você consumir aveia todos os dias. Este super grão é uma fonte de alimentação saudável que se esconde por trás de sua aparência “sem graça”.

Por mais de dois mil anos, os humanos aprenderam a cultivar e colher aveia como fonte de alimento e remédio. Medicinalmente, a aveia era e é usada para curar a pele, doenças intestinais, problemas nervosos, queixas uterinas, entre outros.

 

Se você tem problemas de saúde, como a gota, por exemplo, fale com seu profissional de saúde antes de fazer uma mudança em sua dieta.

BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DE COMER AVEIA TODOS OS DIAS

A aveia é um grão integral que fornece 13 gramas de proteína em uma pequena porção de meia xícara. Uma pequena porção de um quarto de xícara de aveia fornece quase 100% da ingestão diária recomendada de manganês.

A aveia também tem muitos antioxidantes, incluindo vitamina E, tocotrieonóis, selênio, ácidos fenólicos e ácido fítico. Outros nutrientes fornecidos por uma porção diária de farinha de aveia incluem vitamina B1, biotina, molibdênio, fósforo, cobre e magnésio, entre muitos outros fitonutrientes.

MUDANÇAS QUE VOCÊ PODE VER EM SEU CORPO QUANDO VOCÊ COME AVEIA TODOS OS DIAS

Um dos melhores benefícios de comer aveia diariamente é que isso pode ajudar a prevenir a obesidade e o ganho de peso. Isso se deve à sensação de saciedade que a aveia proporciona quando você a come.

 

A aveia faz você se sentir satisfeito por mais tempo e cria mudanças positivas em seu corpo de duas maneiras. Primeiro, a aveia fornece excelente energia por um longo período de tempo. Em segundo lugar, a aveia fornece fibras para manter seu estômago cheio por mais tempo.

O impacto de baixo índice glicêmico (IG) de uma tigela de mingau de aveia comido pela manhã fornece uma boa fonte de energia durante as horas da manhã, sem um aumento ou queda dramática no açúcar no sangue, mantendo os níveis de açúcar no sangue mais regulares por mais tempo.

O baixo IG da aveia ajuda a evitar ânsias devido à queda no açúcar no sangue. Sem os desejos por quedas de açúcar no sangue, é menos provável que queiramos nossa comida reconfortante favorita.

O impacto calórico diário de um café da manhã de aveia é enorme. A aveia pode ajudá-lo a diminuir o total de calorias diárias. Em um estudo de desjejum de alto IG versus alimentos de desjejum de baixo IG, a aveia evitou que as pessoas consumissem calorias em excesso nas refeições posteriores.

 

A maioria dos alimentos de baixo teor calórico e baixo teor de gordura não são bons em nos fazer sentir satisfeitos. Farinha de aveia é boa para aquela sensação de felicidade, satisfação e falta de fome, o que também significa que você comerá menos durante o resto do dia. Essa diminuição diária na necessidade de calorias resultará em mudanças maravilhosas na perda de peso e na perda de gordura em seu corpo.

OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DE COMER AVEIA TODOS OS DIAS

Além de ajudá-lo a emagrecer, perder gordura corporal e evitar comer demais, a aveia oferece alguns benefícios significativos à saúde:

* Reduzir o colesterol

* Menor risco de doença cardiovascular

* Menor risco de insuficiência cardíaca

* Melhoria da resposta imunológica

* Estabilizar o açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2

* Excelente fonte de fibra que protege contra o câncer de mama

* Estende a expectativa de vida

Procure maneiras criativas de adicionar este alimento que o fará se sentir satisfeito por mais tempo. Experimente adicionar farinha de aveia ao seu iogurte favorito ou preparar um deliciosa panqueca de banana. Troque o trigo por aveia em suas receitas de panificação, como bolos e biscoitos.

 

Aproveite os benefícios da aveia e você vai adorar ver seu corpo se transformar no espelho todas as manhãs!

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?