A maioria das pessoas nunca sonharia em beber água quente, mas na verdade ela fornece muitos benefícios à saúde. A água fria pode parecer mais refrescante, mas na verdade atrapalha o processo de absorção de nutrientes durante a digestão, pois seu corpo deve se concentrar no aquecimento da temperatura corporal.

Um estudo até descobriu que a água fria pode tornar o muco nasal mais espesso e mais difícil de passar pelo trato respiratório. Na cultura chinesa e indiana antiga, eles acreditam que beber água quente ao acordar ajuda a melhorar a digestão e aliviar o congestionamento .

Alguns até dizem que a água quente pode relaxar seu sistema nervoso, já que seu corpo não precisará trabalhar tanto para aquecer a água. Tomar água fria com as refeições na cultura chinesa é visto como um desequilíbrio; eles normalmente têm chá quente ou água morna. Lembre-se de que a água deve estar sempre entre 49 e 60 graus Celsius, para que não queime sua garganta ou esôfago.

Uma água mais quente que 71ºC pode causar queimaduras graves, portanto, tenha cuidado ao aquecer a água pela manhã. A adição de limão pode proporcionar ainda mais benefícios à saúde. Adiciona vitamina C necessária ao corpo, estimula o sistema imunológico e ajuda a protegê-lo de resfriados e gripes.

Os limões são ricos em vitamina C, folato, potássio, flavonóides e compostos chamados limoninas. Um quarto de xícara de suco de limão contém 31% da RDA para vitamina C, 3% de folato e 2% de potássio que você precisa diariamente.

Além disso, possui apenas 13 calorias. Neste artigo, abordaremos os muitos benefícios de beber água morna com limão todas as manhãs. Se você ainda não começou o seu dia com um copo de água, esperamos que você inicie esse ritual incrível depois de ler sobre o que ele pode fazer pelo seu corpo.

claudia crespo PYlShcow5nE unsplash scaled - A ciência explica 10 coisas que acontecem ao seu corpo quando você bebe água morna com limão todas as manhãs
Imagem Unsplash

AQUI ESTÃO 10 MOTIVOS PELAS QUAIS BEBER ÁGUA QUENTE COM LIMÃO PODE BENEFICIAR VOCÊ:

1.      ALIVIA A CONGESTÃO SINUSAL 

Quando você está doente, todo mundo recomenda tomar chá quente para superar uma infecção pelo resfriado ou sinusite mais rapidamente. A razão para isso pode ser que a água quente ajude o muco a viajar mais rápido do que com a água fria, o que pode acelerar sua taxa de recuperação.

Beber água quente pela manhã pode limpar seus seios e ajudá-lo a respirar melhor. A adição de limão pode aumentar ainda mais o seu sistema imunológico devido às altas quantidades de antioxidantes.

O limão também foi encontrado para ajudar a limpar o muco e melhorar a saúde respiratória. Portanto, adicionar esses frutas cítricas à sua água morna pode melhorar ainda mais sua saúde.

2.      PROMOVE A DIGESTÃO SAUDÁVEL

A água morna ajuda a ampliar os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo para o intestino, o que ajuda a acelerar a digestão. A água morna também ajuda a manter-se hidratado mais do que a água fria, o que significa que seu corpo se livra das toxinas muito mais rapidamente.

O limão também pode ajudar na desintoxicação do corpo , pois demonstrou melhorar a função hepática. Se você tiver problemas digestivos, a água morna com limão pode definitivamente servir como um remédio natural potente.

3.      ACALMA O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Como o corpo precisa aquecer a água fria até sua temperatura natural de 37ºC, isso requer muito mais energia do corpo. Também choca o sistema nervoso, o que pode aumentar os sentimentos de ansiedade e estresse ao longo do dia.

Beber água morna pode ajudá-lo a relaxar e sentir menos estresse, especialmente se você adicionar limão. Foi demonstrado que o limão melhora o humor e estabiliza as emoções. Também pode melhorar a concentração e o foco devido à ativação de um neurotransmissor chamado norepinefrina, que afeta a parte do cérebro que controla a atenção.

4.      ALIVIA A CONSTIPAÇÃO

A água quente ajuda a contrair o intestino, enquanto a água fria pode desacelerar bastante as enzimas digestivas. Se você sofre de constipação , adicionar água morna à manhã pode estimular o intestino e garantir um sistema digestivo saudável.

Além disso, o limão contém uma forma de fibra solúvel chamada pectina, que pode melhorar a saúde intestinal e retardar a digestão de açúcares e amidos. Isso pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e garantir movimentos intestinais regulares.

5.      MANTÉM VOCÊ HIDRATADO

A água morna ajuda a manter-se hidratado mais do que a água fria, pois o corpo absorve a água morna mais rapidamente. Isso significa que você pode não precisar beber tantos copos de água para se manter hidratado se ficar com água morna.

Quanto a beber, você realmente tem que ouvir seu corpo e descobrir o que funciona para você. Os níveis de atividade e o peso corporal também desempenham um papel na quantidade de água necessária diariamente. O limão ajudará a mantê-lo hidratado também devido ao alto teor de água e sabor refrescante.

6.      PODE AJUDAR NA PERDA DE PESO

Beber água quente ajuda a aumentar o seu metabolismo, o que deve ajudá-lo a perder peso . Também “acorda” o intestino, o que ajuda a eliminar o excesso de peso da água. Os limões também foram mostrados para ajudar na perda de peso, porque ajudam a mantê-lo hidratado.

Estudos demonstraram que a hidratação adequada pode ser um componente essencial para perder peso. Além disso, uma colher de sopa de suco de limão contém apenas quatro calorias. Por esse motivo, a substituição de bebidas açucaradas por água com limão pode ajudar a eliminar calorias desnecessárias e ajudar na perda de peso.

7.      AUMENTA A CIRCULAÇÃO

Você deve ter ouvido falar que tomar um banho quente ou tomar um banho pode expandir temporariamente suas veias e artérias, o que ajudará a melhorar o fluxo sanguíneo por todo o corpo. Especialistas descobriram que beber chá ou água quente pode ter um efeito semelhante.

Beber água com limão todas as manhãs pode aumentar ainda mais a circulação devido aos poderosos antioxidantes e nutrientes presentes que ajudam a aumentar os níveis de oxigênio em todo o corpo. Maior oxigênio no corpo significa melhor fluxo sanguíneo, o que garantirá a circulação adequada.

8.      AJUDA A RELAXAR OS MÚSCULOS

Já explicamos como a água quente pode ajudar a relaxar o sistema nervoso central. Portanto, faz sentido que ele também possa relaxar outras partes do seu corpo. Como a água morna aumenta o fluxo sanguíneo para os tecidos e músculos, ela pode ajudar a aliviar a tensão e promover sentimentos de relaxamento.

Se você tiver problemas para dormir à noite , tente beber água morna com limão antes de dormir. Ou, se você tiver ansiedade pela manhã devido ao estresse, não se esqueça do copo de água com limão para começar o dia com a dose certa.

9.      ÁGUA MORNA COM LIMÃO PODE REDUZIR TOXINAS

Quando você bebe água quente, a temperatura interna do seu corpo começa a subir. Quando isso acontece, o sistema endócrino é ativado, fazendo com que você sue e elimine toxinas.

Se você se exercita regularmente, isso pode aumentar ainda mais a eliminação de toxinas, aumentando a temperatura corporal central. O limão também ajuda a eliminar as toxinas devido aos nutrientes e antioxidantes presentes que ajudam a limpar o trato digestivo.

10.      ALIVIA OS SINTOMAS DA ACALASIA

A acalasia é uma condição em que os alimentos têm problemas para se deslocar do esôfago para o estômago. Pessoas com essa condição acham difícil de engolir e também sentem que os alimentos ficam “presos” no esôfago.

Pesquisas mostram que a água morna pode ajudar as pessoas com acalasia a digerir melhor os alimentos , provavelmente porque a água quente viaja mais rápido que a água fria e acelera o sistema digestivo. O limão pode ou não ajudar neste caso. Uma vez que pode melhorar a digestão, no entanto, vale a pena adicionar limão à sua água se você sofre de acalasia.

RISCOS DE BEBER ÁGUA QUENTE

Como dissemos antes, verifique se a água não está acima de 60ºC, pois a água fervente pode queimar sua língua, garganta e esôfago. Além disso, a água quente pode definitivamente beneficiar sua saúde, mas não é uma solução mágica para todos os problemas de saúde.

Use-o além de outros aspectos de um estilo de vida saudável, como exercitar-se, seguir uma dieta equilibrada, praticar o pensamento positivo e meditar. Além disso, não beba água quente se estiver trabalhando fora ou se exercitando vigorosamente.

Pesquisas mostram que beber água quente sacia sua sede mais do que água fria. Portanto, se você estiver trabalhando ou trabalhando fora, beba apenas água fria, pois isso ajudará a diminuir a temperatura do corpo.

PENSAMENTOS FINAIS

Se você está tentando beber menos café todas as manhãs, a água morna com limão pode servir como uma alternativa saudável. Ele também vem com inúmeros benefícios à saúde, como aumentar o metabolismo, manter a calma e aliviar resfriados.

Além disso, esta combinação promove uma digestão saudável. Beber água quente à noite também pode ajudar com insônia. Relaxa o sistema nervoso central e acalma a tensão nos músculos. Certifique-se de adicionar um pouco de limão à sua água morna também. Isso aumentará os benefícios de saúde da bebida.

Ele também adiciona um sabor agradável à sua água se você não se importar com o sabor da água por si só. Amanhã de manhã, prepare um pouco de água quente e adicione um pouco de limão (em vez de café, para variar). Você sentirá uma sacudida mais sutil de energia que durará ao longo do dia e fará você se sentir revigorado e feliz.

Texto: Power of Positivity

Traduzido por Equipe de Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Pixabay no Pexels

 

 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS