Uma equipe de pesquisadores da Pohang University of Science and Technology (POSTECH) na Coreia do Sul desenvolveu lentes de contato inteligentes para o diagnóstico e tratamento do diabetes.

Segundo os desenvolvedores, através de sinais elétricos, essas lentes sem fio são capazes de diagnosticar, monitorar, regular e administrar medicamentos que tratam a retinopatia diabética, uma complicação causada por danos aos vasos sanguíneos dos olhos.

 

As lentes são feitas de polímeros biocompatíveis com minúsculos sensores biométricos embutidos que através de wireless analisa os níveis de glicose das lágrimas dos usuários em tempo real, detectando se é necessário insulina e administrando-a de acordo com os medicamentos aplicados nas próprias lentes.

No estudo, foram realizados testes com coelhos diabéticos e verificou-se que o nível de glicose nas lágrimas analisadas através das lentes de contato inteligentes correspondia à testagem do nível de glicose no sangue usando um sensor convencional que utiliza coleta de sangue na ponta do dedo.

Além disso, foi confirmado que os medicamentos aplicados nesse tipo de lente também podem tratar a retinopatia diabética.

A pesquisa, que é apoiada pelo governo sul-coreano e pelo gigante da tecnologia Samsung, logo irá realizar testes clínicos para a avaliação de segurança e validade para uma possível comercialização de lentes de contato inteligentes para pacientes diabéticos.

 

O diabetes é uma condição permanente, independentemente do tratamento na medicina moderna. Ter diabetes significa uma obrigação ao longo da vida de injeções de insulina e monitoramento dos níveis de glicose no sangue.

E se você pudesse controlar a glicemia e aplicação de insulina usando apenas lentes de contato?

Imagem de Capa: Martin Slavoljubovski por Pixabay 






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?