Seu corpo precisa dormir para funcionar corretamente. Estudos mostram que uma pessoa pode ficar 11 dias sem descanso, mas os sinais da falta de sono começarão a aparecer após três ou quatro dias. Sem descanso, sua mente e seu corpo começarão a ir abaixo.

A falta de sono pode causar coisas como alucinações e paranóia, mas felizmente os sintomas desaparecem quando a pessoa descansa. Quanto sono uma pessoa precisa? Bem, adultos entre 18 e 60 anos devem dormir cerca de sete horas por noite. Os bebês precisam quase dobrar a quantidade de sono que os pais, com uma média de 10 a 13 horas por noite.

O sono é muito importante porque seu corpo está ocupado reparando e construindo sua imunidade para prosperar. Seus tecidos e células danificados estão sendo curados e restaurados. Se você não dorme a quantidade certa, fica mais suscetível a doenças e infecções.

SUPERAR A FALTA DE SONO DEVE SER UMA PRIORIDADE

Você usa o sono como uma barganha para fazer coisas extras? Por exemplo, você acha que pode passar duas horas aqui ou ali para conseguir tempo para amigos e família? Seu tempo de sono não deve ser negociável.

Seu corpo requer cerca de 49 horas por semana para prosperar. Se você recebe 40 horas em vez do que precisa, fica privado de sono. Embora você não sinta os efeitos imediatamente, está afetando seu sistema imunológico.

Você pode começar a ficar mais doente e achar que sua saúde geral começa a se deteriorar. O centro de doenças e controle constatou que cerca de um terço da população trabalha com menos do que o sono adequado por dia. Não é de admirar que haja tantos problemas mentais e físicos no mundo que seu corpo não consiga reparar, restaurar e reviver todos os dias.

RESTAURANDO A IMUNIDADE COM CÉLULAS T

Diferentes células compõem o sistema imunológico. As células T são uma parte vital dessa rede essencial. Essas células são muito resistentes em sua batalha para combater patógenos intracelulares, que o mantêm seguro.

A pesquisa mostra que as células T podem combater a gripe ou coisas tão mortais quanto o câncer. Elas podem ser exatamente o que impede você de ficar doente, mesmo que todos na casa estejam. Um estudo recente foi realizado sobre os efeitos que a falta de sono tem sobre essas células vitais.

O estudo descobriu que durante as horas de descanso as células T entram em ação, ajudando o sistema imunológico a aumentar sua defesa. Parte de seus esforços é feita durante o sono porque seus hormônios do estresse estão mais baixos nesse período. Como o estresse proíbe essas células de combater adequadamente sua imunidade, ele impede que as células T façam seu trabalho.

Quando seu corpo possui uma célula infectada por vírus, seu sistema ativará integrinas para combater os patógenos estranhos. Essas integrinas são semelhantes à uma proteína pegajosa que se liga às células ruins para destruí-las. O estudo comparou a diferença entre as pessoas que dormiram quantidades adequadas de sono com aquelas que tiveram níveis insuficientes.

AQUI ESTÁ O QUE ACONTECEU COM OS PARTICIPANTES QUE DORMIRAM BASTANTE VERSUS AQUELES QUE SOFRERAM FALTA DE SONO

Os participantes que dormiram em quantidade suficiente descobriram que tinham um nível mais alto de formação de células T junto com a ativação da integrina. As pessoas que estavam com falta de sono viram níveis perturbadores baixos dessas células inatas. Quando uma pessoa não dorme o suficiente e lida com situações estressantes, isso prejudica seu sistema imunológico porque não pode funcionar adequadamente.

Assim, verifica-se uma conclusão que afirma que a falta de sono pode deixá-lo doente. Seu corpo constrói seu sistema de defesa enquanto você dorme. Não é um processo que pode acontecer rapidamente, pois precisa de várias horas para ser concluído.

Quando você não dorme, faz mais do que apenas interromper a produção de células T. Muitos subestimam seriamente a importância de descansar o suficiente. Se você não descansa pelo menos sete horas por noite regularmente, está permitindo a formação de um ambiente hostil dentro do seu corpo.

O sono é um estado natural que seu corpo precisa para manter a saúde. Quando você não está recebendo níveis adequados de descanso, seu corpo cria quantidades incomuns de hormônios do estresse, o que tem efeitos adversos em todo o sistema. A adrenalina é um dos hormônios do estresse que causam mais danos, pois coloca o corpo em constante estado de fuga ou luta.

Compreensivelmente, seus hábitos de sono mudarão com a idade. Você pode acordar sentindo-se grogue ou lutando para acordar. Algumas pessoas mais velhas podem dormir cinco horas e sentir que é o suficiente. No entanto, esses sentimentos são enganosos.

Uma pessoa que recebe consecutivamente menos do que a quantidade necessária de sono por três dias seguidos equivale a alguém que perdeu uma noite inteira de descanso. Estudos comprovaram que aqueles que recebem em média de cinco a seis horas por noite têm uma taxa de mortalidade mais alta do que aqueles que descansam mais.

OS EFEITOS A LONGO PRAZO DOS MAUS HÁBITOS DO SONO

Quando você tem insônia, a privação crônica do sono pode causar problemas de saúde a longo e a curto prazo. As consequências a curto prazo do sono ruim podem causar:

  • ansiedade
  • flutuações de humor
  • esquecimento
  • julgamento ruim
  • erros no trabalho
  • acidentes de carro
  • problemas de relacionamento

Quando você tem problemas crônicos de sono que prejudicam sua capacidade de funcionar bem, isso se torna perigoso. Seu corpo precisa dormir e, se não descansar adequadamente, cria um déficit. A deficiência pode causar os seguintes problemas:

  • condições inflamatórias
  • aumento da pressão sanguínea
  • níveis elevados de cortisol
  • ganho de peso
  • doenças cardíacas
  • resistência à insulina
  • problemas de regulação do açúcar no sangue

EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE DOENÇA CARDÍACA E INSÔNIA?

Foi realizado um estudo sobre os efeitos do sono nas doenças cardíacas. Eles usaram ratos para o estudo. O objetivo era descobrir se havia alguma alteração no coração quando o animal recebia quantidades adequadas e inadequadas de repouso. Investigaram regiões como medula óssea, vasos sanguíneos e função cerebral.

Quando os camundongos dormiam em quantidade adequada, os mecanismos que protegiam as artérias de endurecerem ajudavam a manter a doença afastada.

No entanto, os ratos que não dormiram o suficiente eram propensos a doenças cardíacas. A ligação entre sono adequado e boa saúde cardiovascular não é totalmente compreendida e precisa de mais pesquisas, mas é um caminho promissor para mostrar como melhorar a saúde do coração.

O QUE PODE ESTAR CAUSANDO SUA FALTA DE SONO?

Por que tantas pessoas resistem a ter uma boa noite de sono quando sabem que seu corpo precisa? A insônia geralmente é causada porque as prioridades de uma pessoa não estão alinhadas. A maioria das razões pelas quais as pessoas não dormem adequadamente são trazidas voluntariamente.

1 – MAUS HÁBITOS PARA DORMIR

É essencial definir o clima certo para descansar. Por exemplo, seu quarto deve estar frio e escuro. Você deve evitar distrações , como televisores, computadores, eletrônicos e outros dispositivos tecnológicos. Mesmo um despertador muito brilhante pode atrapalhar seu sono REM.

2 – PERMITINDO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NA CAMA

Enquanto você gosta de dormir com seu pet, os animais de estimação podem ser uma causa significativa de uma noite de sono miserável. Eles podem monopolizar a cama e mexer com seus cobertores, tornando a insônia um problema real. Se você tem um cônjuge que tem um problema de ronco, ele também precisa ser tratado.

3 – DISTÚRBIOS DO SONO NÃO DIAGNOSTICADOS

Muitas pessoas têm apnéia do sono não diagnosticada, que pode ser mortal se não for tratada. Além disso, você pode ter um problema de ronco. Você pode precisar ir ao banheiro durante a noite. Essas são coisas que você não pode controlar, mas pode obter ajuda para elas.

4 – DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS OU MINERAIS

A insônia acontece por muitas razões. Se você não conseguir dormir a quantidade certa, não importa o que tente, então você precisa consultar o seu médico.

Óleos essenciais e suplementos naturais como a melatonina podem ajudar a aumentar o tempo de sono sem efeitos colaterais desagradáveis. Ainda assim, você precisa garantir que não haja nenhuma condição subjacente que contribua para a sua falta de sono.

5 – CONSUMO EXCESSIVO DE CAFEÍNA

Outra coisa que você precisa ter cuidado é o seu consumo de cafeína. A cafeína é um estimulante que aumenta a frequência cardíaca. De acordo com um estudo, excesso de café ou outras bebidas com cafeína podem mantê-lo acordado até altas horas da noite. Não é que seu corpo não queira descansar, mas o estimulante está proibindo você de entrar nesse estado de sono.

6 – NÃO FAZER EXERCÍCIO SUFICIENTE

Lembre-se de que se você tiver dificuldades para dormir, precisará iniciar uma rotina noturna.  Uma nova pesquisa desmascara o mito de que você deve evitar malhar antes de dormir. O exercício pode ser uma excelente maneira de terminar o seu dia e é mostrado promover um sono saudável. A conclusão é que dormir bem é uma prioridade que você deve ter em sua vida e não é algo que você possa usar como moeda de troca.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: SUA FALTA DE SONO PODE AFETAR TODO O SEU CORPO

O que começa como algumas horas perdidas aqui ou ali pode se transformar em um problema grave. Se você está tendo problemas para descansar o suficiente, deve tomar medidas preventivas para corrigí-lo.

Quando você não descansa o suficiente, coloca sua imunidade em uma posição volátil. Aqueles com sistema imunológico enfraquecido são mais suscetíveis a doenças do que aqueles com excelente resistência.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Peter Kasprzyk no Unsplash






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?