“Quando alguém é rude, mantenha um sorriso no rosto. Quando você permanece no bom caminho e mantém sua alegria, você tira o poder deles. ” – Joel Osteen

As pessoas tendem a ter um relacionamento de amor / ódio com suas famílias, chefes, amigos e até mesmo namorados ou cônjuges. Eles podem ser as pessoas mais doces com intenções amorosas em um segundo, e no próximo, dizer algo tão ofensivo que faz você querer xingá-los de todos os nomes que existe e reagir negativamente.

Perguntas como “Quando você ganhou tanto peso?” ou “Quando você vai conseguir outro namorado?” ou “Por que você ainda não encontrou um emprego?” pode realmente detonar seu temperamento, se você permitir.

As pessoas nem sempre pensam no que dizem antes de falar, o que pode levar ao desastre se a pessoa com quem estão falando (você) ficar ofendida.

Você tem o direito de se defender e de falar o que pensa, mas crie uma réplica que lhe permita se expressar ao mesmo tempo que é positivo e educado.

Encontrar a resposta certa para lidar com pessoas rudes nem sempre é fácil, especialmente se essa pessoa paga suas contas. Se você está se perguntando como lidar com sua sogra que não consegue manter a boca fechada sobre o seu peso, ou seu chefe que não mostra remorso quando lhe dá trabalho extra para fazer, considere estas respostas na próxima vez você encontra grosseria.

NOVE RESPOSTAS PARA DESARMAR PESSOAS RUDES

1. OBRIGADO.

Um simples “obrigado” diz muito quando você se depara com grosseria. Isso não apenas mostra à outra pessoa que você não deixou que as palavras dela o afetassem, mas também reflete a maturidade de sua parte. Você optou por não ignorar a pessoa ou ficar com raiva, mas encontrou ambas as táticas em algum lugar no meio.

 

Um “obrigado” geralmente implica que você reconhece a consideração de alguém e está respondendo a isso. No entanto, neste caso, o seu “obrigado” significará que reconhece a grosseria da pessoa e opta por não deixar que isso o afete.

Isso desligará a outra pessoa rapidamente quando ela perceber que os comentários não afetaram você. Você escolhe como reagir em qualquer situação, então escolha a felicidade. Isso manterá seus pensamentos e ações positivos e mostrará aos outros que suas palavras grosseiras simplesmente não podem tirar seu poder de você.

2. AGRADEÇO SUA PERSPECTIVA.

Esta não é apenas uma abordagem inteligente, mas também mostrará à pessoa que você só deseja se comunicar de uma maneira adulta, e não descer ao nível dela.

Quaisquer comentários rudes refletem a percepção instável que a outra pessoa tem de si mesma, então lembre-se disso quando alguém deixar escapar algo sem tato.

 

Eles podem querer derrubá-lo, mas você não precisa deixá-los. Mostre a eles que você só continuará a conversa com dignidade e respeito. Eles podem realmente respeitá-lo mais reagindo de forma tão atenciosa. Se isso não acontecer, mude seu foco com a próxima dica.

3. ESTA CONVERSA ACABOU.

Se você estiver com raiva demais para responder a alguém de maneira civilizada, simplesmente encerre a conversa. Você não quer causar danos permanentes a um relacionamento perdendo a calma, mas também não quer se desrespeitar fingindo que os comentários ou perguntas da pessoa são aceitáveis.

Escolha tomar o caminho certo e não permitir que a conversa continue, e você será capaz de manter sua dignidade enquanto pula uma briga ou discussão acalorada em potencial.

4. POR QUE VOCÊ ACHA QUE ISSO FOI NECESSÁRIO E REALMENTE ESPERA QUE EU RESPONDA?

Especialmente em configurações de grupo, isso provavelmente colocará a outra pessoa em xeque muito rapidamente. Em vez de obter a resposta irada esperada de você, eles encontrarão você calmo, frio e controlado, pronto para conversar sobre as coisas com sensatez e decência.

Além disso, isso lhes dará a chance de se redimir e pedir desculpas a você na frente de seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. As outras pessoas precisam saber que você não tolera perguntas e comentários rudes ou desnecessários e que vai chamar a atenção para o comportamento rude delas.

 

Se eles disserem “sim” para a segunda parte da sua pergunta, você pode simplesmente responder “Bem, parece que este não é o seu dia de sorte” e encerrar a conversa.

5. ISSO QUASE FERIU MEUS SENTIMENTOS.

Embora um pouco sarcástico, diz à outra pessoa que você optou por não absorver a negatividade dela. Lidar com pessoas rudes de uma forma madura provavelmente desencorajará a outra pessoa de fazer qualquer outro comentário, uma vez que ela perceba que você não é afetado por ela.

6. VOCÊ ESTÁ CERTO.

Embora a maioria das pessoas tenha dificuldade em dizer essas duas palavras, será benéfico para você fazer a outra pessoa acreditar que ela está certa no que disse e provavelmente fará com que a conversa seja interrompida.

O que mais eles podem dizer após esse retorno? Você admite que eles estão certos e depois se desconecta da conversa. Embora você possa não obter tanta satisfação usando essa tática, ela vai prejudicar o prazer da outra pessoa, já que ela não vai se irritar com você, que é o que ela queria em primeiro lugar.

7. VOCÊ SEMPRE TEM ALGO NEGATIVO A DIZER, NÃO É?

Isso tira a atenção de você e volta para eles, fazendo-os pensar duas vezes sobre a escolha dos tópicos de conversa. Você não apenas irá, com razão, atrair o foco para suas próprias palavras, mas também forçá-los a reconsiderar o que dirão no futuro.

 

Falar o que pensa quando uma pessoa repete um comportamento que o ofende nunca é errado ou desnecessário; se sentir que precisa chamar atenção para o comportamento de alguém, ouça seu instinto.

A negatividade da pessoa provavelmente afeta outras pessoas além de você, portanto, torná-los conscientes de seu próprio comportamento tóxico vai realmente beneficiar você e outros em situações futuras com esta pessoa.

8. EU ME AMO E AMO VOCÊ TAMBÉM.

Isso pode se aplicar apenas em certas situações com amigos, família e seu cônjuge. Se você disser isso ao seu chefe, você pode ser estranho ou acabar por ter seu nome removido da folha de pagamento, então use-o a seu critério. No entanto, essa resposta teve que aparecer na lista por causa de sua eficácia em fechar pessoas rudes.

A bondade sempre prevalece sobre a negatividade; a escuridão não pode prosperar onde a luz está presente.

Quando você expressa à outra pessoa o quanto ama a vida e os outros, os comentários deles se tornam irrelevantes e perdem força rapidamente. Seu humor azedo e visão sombria de si mesmos, de você e da vida não serão páreo para sua extrema felicidade e entusiasmo de viver.

As pessoas também não estão acostumadas com essas emoções cruas dos outros e provavelmente ficarão surpresas demais para formular uma resposta adequada. Suas palavras têm a capacidade de aumentar toda a energia de uma sala e promover uma conversa mais positiva. Você não erra com isso!

9. RIR

Essa reação certamente pegará o agressor desprevenido e fará com que uma pessoa rude se sinta envergonhada por ter feito o comentário. Por exemplo, se sua tia falar sobre sua recente perda de emprego no jantar novamente, apenas ria.

 

Isso fará com que o momento presente pareça um pouco menos sério e enviará uma mensagem de que você não permite que os comentários rudes de outras pessoas afetem seu humor ou perspectiva de vida.

Resumindo: você escolhe como reagir em qualquer situação, então escolha a felicidade!

COMO VOCÊ REAGE POSITIVAMENTE À PESSOAS NEGATIVAS E RUDES?

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa por drobotdean no freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS