Hoje em dia, mais e mais pessoas procuram encontrar maneiras de perder peso. Isso inclui a troca de refrigerantes e outras bebidas açúcaradas por opções mais saudáveis, como os chás.

Mas você deve estar se perguntando, qual é o melhor chá para quem quer perder peso?

O chá é uma bebida muito apreciada por pessoas em todo o mundo. Além de ser saudável, beber chá também tem sido associado a uma série de benefícios à saúde.

Na hora de preparar, embora a maioria dos chás de saquinhos simplesmente se coloca o pacote em água fervente, alguns requerem técnicas diferentes.

Você pode ter que infundir o chá (manter o saquinho na água por um período de tempo) antes de bebê-lo. Outros você pode colocar, mexer e beber imediatamente.

Saiba mais a seguir sobre que tipo de chá se adapta ao seu gosto e necessidades.

1. Chá verde para metabolismo mais rápido

O chá verde é um dos melhores chás para perda de peso por causa de seus benefícios para a saúde. Esse chá é frequentemente usado como ingrediente em produtos vendidos sem prescrição médica para emagrecer.

Estudos demonstraram que beber chá verde regularmente pode aumentar seu metabolismo e ajudar na perda de peso. Uma revisão sistemática da Cochrane examinou os efeitos das preparações de chá verde sobre o peso, IMC, circunferência da cintura, relação quadril e cintura.

 

Os 6 testes conduzidos fora do Japão mostraram que aqueles que beberam chá verde perderam mais peso do que aqueles que não o fizeram: uma média de 0,2 a 3,5 kg a mais do que os do grupo de controle.

Outro estudo mostrou que depois de beber quatro xícaras de chá verde por dois meses, os participantes mostraram uma diminuição significativa no peso corporal, índice de massa corporal e circunferência da cintura.

Mais pesquisas mostraram que o chá verde sinaliza às células de gordura para liberar gordura e, em seguida, promove a capacidade do fígado de converter essa gordura corporal em energia.

Os participantes que beberam chá verde além dos exercícios regulares perderam em média 2 quilos a mais do que aqueles que apenas se exercitaram.

 

Experimente beber chá verde ao longo do dia, especialmente antes ou durante cada refeição para aumentar o seu metabolismo. Beber chá verde antes do treino também pode tornar a queima de gordura mais eficaz.

2. Vença a síndrome metabólica com chá (ou leite) dourado

A cúrcuma é um dos maiores remédios naturais da natureza. Ele também atua como um poderoso antiinflamatório e possui uma grande variedade de propriedades antioxidantes, analgésico, antimicrobiano e termogênico.

O ingrediente ativo da cúrcuma, a curcumina, demonstrou acelerar a perda de peso. Essa é a razão pela qual a cúrcuma é rotulada como um dos melhores chás para perda de peso.

Uma meta-análise de 2019 envolvendo 1.646 pacientes com síndrome metabólica mostrou que tomar curcumina resultou em uma redução significativa no IMC, peso, circunferência da cintura e leptina, bem como um grande aumento nos níveis de adiponectina.

A curcumina é melhor absorvida pelo corpo quando ingerida com pimenta-do-reino e um tipo de gordura saudável.

 

A cúrcuma está mais frequentemente disponível na forma de cápsulas, mas também pode ser tomada como chá. Basta combinar o leite de coco com açafrão, gengibre, canela e uma pitada de pimenta preta. As gorduras saudáveis do leite de coco ajudam a absorver o açafrão, pois ele não é solúvel em água.

3. Melhore a sua saúde intestinal com o Kombuchá

Kombuchá é um chá fermentado feito com uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras. Sua longa lista de benefícios à saúde inclui vitaminas B, ácido glucurônico desintoxicante e polifenóis ricos em antioxidantes.

Mas o mais importante, como um dos melhores chás para perder peso, o kombucha contém bactérias probióticas e ácido acético. Esses compostos foram cientificamente comprovados para ajudar na perda de peso.

Estudos têm mostrado que os probióticos podem não apenas reduzir o número de calorias que você absorve dos alimentos, mas também podem influenciar os hormônios que seu corpo produz em relação ao apetite, armazenamento de gordura e obesidade.

 

Ao melhorar o equilíbrio das bactérias saudáveis em seu intestino, você estará mantendo suas funções naturais de controle de peso sob controle. O ácido acético também é uma ajuda comprovada na perda de peso.

Descobriu-se que ele ajuda a conter os desejos de fome e também reduz o peso geral, inibindo a capacidade do corpo de formar células de gordura. O ácido acético também ajuda a reduzir o inchaço, para que você tenha uma aparência e se sinta melhor depois de comer.

Você mesmo pode preparar kombuchá com um scoby, que é o cogumelo de kombucha misturado a chá preto e açúcar, se preferir ou pode comprá-lo já pronto.

4. Reduza os desejos com chá de hortelã-pimenta

O desejo por alimentos doces, gordurosos ou salgados costuma ser a parte mais difícil de seguir uma dieta saudável. Felizmente, o chá de hortelã-pimenta, como bom chá para perder peso, é uma forma eficaz de combater esses desejos.

O chá de hortelã-pimenta parece ter a capacidade de reduzir seu desejo por comidas hipercalóricas devido ao seu aroma. Um estudo publicado no Journal of Neurological and Orthopaedic Medicine mostrou que as pessoas que inalaram óleo essencial de menta a cada duas horas perderam em média 2,2Kg por mês!

 

Os aromaterapeutas sugeriram que o cheiro forte da hortelã-pimenta pode desencadear reações olfativas importantes no cérebro, que afetam o apetite.

Além de ser um dos melhores chás para perder peso, o chá de hortelã também ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Esses efeitos, por sua vez, reduzem o impacto negativo que níveis mais elevados de cortisol têm em seu metabolismo.

Beba chá de hortelã-pimenta de folhas soltas antes e depois das refeições para ajudar na digestão e afastar os desejos.

5. Recupere os níveis de energia com chá Oolong

Reduzir os níveis de energia pode tornar ainda mais difícil fazer exercícios, mesmo que você saiba que isso o ajudará a perder peso. É aí que o chá oolong pode ser de grande ajuda.

Também conhecido como ‘chá do dragão negro’, este melhor chá para perder peso está repleto de catequinas semelhantes às encontradas no chá verde. Essas catequinas atuam promovendo a capacidade do corpo de quebrar a gordura, o que pode aumentar seus níveis de energia e acelerar a perda de gordura.

 

Um estudo publicado no Chinese Journal of Integrative Medicine examinou os efeitos do chá oolong na perda de peso em 102 indivíduos obesos. Cerca de 70% dos participantes perderam pelo menos um quilo, enquanto 22% perderam mais de seis quilos, o que levou os pesquisadores a concluir que o chá oolong pode ser uma forma eficaz de reduzir o teor de gordura corporal e o peso.

Eles até sugeriram que o consumo a longo prazo de chá oolong pode ajudar a prevenir a obesidade. As catequinas no oolong ajudam seu corpo a usar células de gordura para obter energia, enquanto o teor moderado de cafeína lhe dá um impulso extra para fazer exercícios.

Você pode obter sua dose de chá oolong em saquinhos de chá ou em folhas soltas. Você pode até tentar combiná-lo com chá verde para aumentar seu impacto na queima de gordura.

6. Previna células de gordura com chá branco

Ao contrário de outros chás, o chá branco é colhido e seco ao sol antes de ser embalado. Curiosamente, ele tende a conter maiores concentrações de catequinas e polifenóis do que outros chás mais processados. Esses compostos ajudam a bloquear o desenvolvimento de novas células de gordura.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition and Metabolism examinou os efeitos do chá branco e descobriram que ele contém grandes quantidades de um tipo de catequina que ajuda a prevenir a formação de células de gordura, o que por sua vez pode ajudar a reduzir o ganho de peso.

Este componente também ajuda a acelerar o metabolismo da gordura, proporcionando níveis mais elevados de energia e resultados mais rápidos.

 

7. Controle a Fome com Chá Rooibos

Exclusivamente da África do Sul, proveniente da planta ‘arbusto vermelho’, o chá Rooibos é um chá doce e ligeiramente ácido. É rico em polifenóis, incluindo flavonóides, que estão diretamente ligados à perda de peso.

Um estudo de 2014 sugeriu que o rooibos pode ajudar a melhorar a perda de peso, aumentando os níveis de leptina, que é o hormônio que diz ao cérebro que você está cheio, para não comer demais.

Rooibos, ótimo chá para perder peso, contém um composto químico conhecido como aspalatina. Este composto ajuda a afastar a fome e mantém você se sentindo satisfeito por mais tempo.

A pesquisa mostrou que o chá de rooibos ajuda a reduzir a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, que é liberado quando seu corpo entra no modo de “lutar ou fugir”, que pode desencadear desejos de fome e estimular seu corpo a armazenar gordura, principalmente se levar à compulsão alimentar e redução da força de vontade.

Felizmente, os efeitos redutores do estresse do rooibos podem ser a coisa certa para ajudar a manter o ganho de peso sob controle. Beber regularmente pode ajudar a aliviar os níveis de estresse, mantendo você relaxado e com menos probabilidade de compulsão alimentar.

 

Como o rooibos não contém cafeína, você pode bebê-lo a qualquer hora do dia. É ótimo com uma refeição ou quando você está se sentindo estressado.

8. Reduza a massa total com chá Pu-Erh ou Vermelho

Nativo da China, o chá Pu-erh é um tipo de chá fermentado tradicional. É feito oxidando as folhas de chá depois de secas e enroladas.

Um estudo de 2016 examinou os efeitos do chá Pu-erh na perda de peso, no qual 59 indivíduos com sobrepeso e obesos beberam o chá todos os dias. Os pesquisadores descobriram que o consumo diário do chá resultou em significativa perda de peso, redução do IMC e melhora do perfil lipídico.

Depois de apenas quatro semanas, os participantes apresentaram perda de gordura em seus braços, pernas e abdominais, bem como uma redução da massa total. Os participantes também relataram redução do apetite.

O chá também pareceu melhorar os níveis gerais de colesterol dos pacientes, incluindo uma redução nos triglicerídeos e nas lipoproteínas de pequena densidade.

 

O chá Pu-er é melhor com chá de folhas soltas e deve ser enxaguado primeiro para livrar o chá de quaisquer impurezas. Você pode então adicionar água quente para preparar as folhas por aproximadamente 2 minutos e servir como desejar.

Embora muitas pessoas bebam chá por seus efeitos calmantes e sabor delicioso, cada xícara também pode ajudar na perda de peso.

Uma ou duas xícaras de chá, juntamente com uma dieta saudável e exercícios regulares, podem ajudar a prevenir o acúmulo de gordura abdominal, pois também o chá por si só não faz milagres.

Comece a pensar em começar a beber um desses chás que são todos ótimos. Esta será uma das coisas mais sábias que você pode fazer se estiver procurando maneiras de perder peso.

Por Lifehack

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Gabriel Silvério no Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS