O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando a circulação de sangue de uma região do cérebro é interrompido, e com a falta de circulação, as células cerebrais não recebem oxigênio, fazendo com que elas morram.

Essa parte do cérebro fica danificada e, consequentemente, as funções que essas áreas controlam são comprometidas. Existem fatores de risco que não podemos controlar, mas há outros que dependem das nossas escolhas e dos nossos hábitos, que podem ajudar a prevenir o AVC.

7 Hábitos que podem ajudar a prevenir o AVC

  1. Não fumar

Fumar pode aumentar de 2 a 4 vezes o risco de AVC. O cigarro está associado à formação de placas de gordura na artéria carótida, cujo bloqueio pode causar AVC, explica o National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS).

Além disso, o fumo torna o sangue mais espesso, o que aumenta o risco de criação de coágulos; a nicotina aumenta a pressão arterial; e o monóxido de carbono reduz o oxigênio que o sangue transporta para o cérebro.

2. Praticar exercícios físicos

O sedentarismo pode aumentar o risco hipertensão arterial e níveis de colesterol elevados, diabetes, doenças cardiovasculares e AVC, segundo a Stroke Association. Um estudo demonstrou que pessoas que fazem exercício físico 5 ou mais vezes por semana tem menor risco de vir a ter um AVC. Experimente fazer, no mínimo, 30 minutos de atividade física todos os dias.

3. Consumir menos sal

A ingestão excessiva de sal é responsável pelo aumento da mortalidade por causas cardiovasculares, por isso, considerada um dos principais fatores de risco de AVC. Reduza a quantidade de sal das preparações adicionando ervas aromáticas, como alecrim, salsa, cebolinha, manjericão, coentros, gengibre, hortelã ou oréganos, e assim, prevenir o AVC.

4. Manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação equilibrada e variada, evitando alimentos industrializados ricos em sal e de gorduras saturadas, optando por uma rotina baseada em alimentos naturais, é importante para reduzir o risco e, assim prevenir o AVC.

Coma 5 porções de frutas e vegetais variados todos os dias. Prefira carnes magras e alimentos ricos em fibra que ajudam a controlar os níveis de gordura e açúcar no sangue, como aveia, arroz, massa e pão integrais.

5. Controlar o peso

Ter sobrepeso é um fator de risco para a hipertensão, doença coronária e diabetes, condições que aumentam o risco de sofrer um AVC. Aliar uma alimentação saudável a um estilo de vida ativo é essencial para uma vida mais saudável e controle maior do peso.

6. Reduzir o consumo de álcool

O álcool em quantidades excessivas favorece o risco de desenvolver hipertensão arterial e redução de fluxo sanguíneo cerebral. O consumo intenso é um fator de risco reconhecido de AVC, por isso, modere o seu consumo. Não mais do que 2 bebidas por dia para os homens e 1 para as mulheres.

7. Controlar o estresse

Níveis elevados e prolongados de estresse favorecem ao desenvolvimento de doença cardiovascular e o AVC. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que, nessas condições, o organismo tende a produzir glóbulos brancos em excesso, que se podem acumular nas paredes das artérias.

Como resultado, o fluxo sanguíneo fica reduzido e podem formar-se coágulos que bloqueiam ou interrompem a circulação. Para controlar o estresse, além da prática de exercício físico, tente atividades como meditação, dedique um tempo silencioso só para você, e ria! Rir reduz os níveis do hormônio do estresse – o cortisol.

Imagem de Capa: Vientocuatroestudio no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?