Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas a verdade é que se você já começa escolhendo mal o que come logo que acorda, a tendência é que o restante do dia mantenha com hábitos não tão saudáveis.

Ao optar por um café da manhã saudável, você está se preparando para um dia que será mais produtivo e enérgico. Já uma má escolha pode torná-lo mais lento e longe de ser produtivo.

Por isso, aqui está uma lista de opções populares de café da manhã que é melhor serem evitadas – e você pode se surpreender com algumas delas – especialmente a número 15!

1. Cereais açucarados ou altamente refinados

A maioria deles são comercializados para crianças, mas também são apreciados por muitos adultos, mas sendo sendo um produto “infantil”, não são nada saudáveis.
Os cereais são uma forma fácil e nutritiva do que se comer pela manhã, mas somente se forem feitos com grãos integrais e não conterem adição de açúcares.

Os cereais mais populares são muitas vezes feitos com quantidades absurdas de açúcar. Além do consumo excessivo de açúcar, um café da manhã doce tem um digestão muito rápido, nos sustentando por pouco tempo, enquanto nossa corrente sanguínea está inundada de açúcar.

Quando o açúcar for digerido, logo sentiremos fome e provavelmente voltaremos a comer um alimento não tão saudável.

Leias os rótulos, escolha um cereal integral que seja rico em fibras e que o mantenha saciado por mais tempo. Escolha cereais de trigo integral, flocos de milho que não são revestidos por açúcar, aveia, e mueslis e granolas sem adição de açúcar com ou sem adição de frutas secas.

2. Pão com margarina

Não, não é pelo pão. Mesmo um pão feito de farinha branca, na escolha do que se coloca no pão é que acerta. O pão integral contém mais fibras e nutrientes, mas é na margarina que está o maior erro.

A margarina é um tipo de gordura processada que podem ter adicionados ácidos graxos trans, também conhecidos como óleos parcialmente hidrogenados.

A gordura trans tem potencial ligação com alguns problemas de saúde, tais como hipertensão arterial e altos níveis de gordura e açúcar no sangue.

A manteiga, embora também seja fonte de gordura, é uma opção melhor, pois não é tão processada e não contém gorduras trans. Mas de qualquer forma, não exagere na quantidade! Ou prefira algo mais proteico, que te dará mais saciedade.

3. Sucos de frutas

Calma, não há nada de errado em beber um copo de suco de frutas naturais (cerca de 150 ml) para incrementar e equilibrar seu café da manhã. A má escolha é se você beber muito mais todos os dias.

Pense nas laranjas, elas são saudáveis, é claro. Quantas delas você come de uma vez? Uma ou duas, certo? E quantas você espreme para preparar um copo de suco? Talvez seja o dobro ou mais dependendo da quantidade que você prepare.

As frutas contém frutose, que é um açúcar de fruta. Portanto, se você come uma ou duas laranjas, não consome muita frutose de uma vez. Mas se você come quatro ou mais laranjas ao mesmo tempo, na forma líquida, você está consumindo mais açúcar do que pensa.

Além disso, os sucos de frutas podem remover as fibras da fruta, dependendo do tipo de preparo. Se for suco de caixinha, pior ainda. Portanto, prefira comer frutas inteiras e deixe os sucos de frutas ao mínimo. E claro, sucos de frutas sem adicionar açúcar!

4. Iogurte magro ou sem gordura

O iogurte, seja feito com leite animal ou uma alternativa não láctea como a soja, é uma opção saudável porque é rico em proteínas e probióticos (bactérias boas que ajudam a manter o intestino mais saudável).

Muita gente pensa que iogurte com baixo teor de gordura ou sem gordura é a escolha ainda mais saudável. Mas tenha cuidado. Além de compensar sua textura adicionando aditivos em suas composição, muitas vezes as variedades com frutas, aparentemente saudáveis, contêm mais açúcar adicionado do que as variedades integrais!

Ao retirar um componente da composição de um alimento, o outro geralmente é adicionado para melhorar o sabor. Portanto, se um produto for anunciado como com baixo teor de gordura, verifique sempre a lista de ingredientes e as informações nutricionais para averiguar se não compensaram em açúcares. Estes podem ser listados como açúcar, xaropes de açúcar, mel, glicose ou dextrose.

A melhor opção é o iogurte natural integral. Para dar mais sabor, adicione frutas de sua escolha e acrescente aveia ou granola para um café da manhã deliciosamente saudável e saciante.

5. Barras de cereais

Um alimento que surgiu como uma opção saudável quando não o é, são as famosinhas barras de cereais. Visto como uma alternativa prática e nutritivas, é preciso cuidado no consumo de barras de cereais ainda mais logo no café da manhã.

Mais uma vez, é importante ler o rótulo. Como muitos dos cereais, algumas barras de cereais têm alto teor de açúcar adicionado, na maioria das vezes dos xaropes de açúcar, de milho e do mel.

Ao comer apenas umas dessas barras ao café da manhã provavelmente você logo voltará a sentir uma fome daquelas.

Na hora da pressa, prefira barras de baixo teor de açúcar, sem adição de açúcares e uma barrinha proteica, mas de boa qualidade.

6. Bacon e outras carnes processadas

Bacon, salsichas, presuntos, salames e até mesmo o inocente peito de peru, são carnes processadas grande alto teor de sódio, ricas em gorduras saturadas e técnicas de processamento utilizadas para realçar o sabor.

O teor de sal muitas vezes encontrado neste tipo de carne pode, na melhor das hipóteses, nos fazer sentir muita sede e desidratados. Além disso, as carnes processadas possuem nitrito e nitrato que estão ligadas a problemas estomacais e intestinais com o consumo prolongado.

Não significa que você nunca mais deva comer bacon, salsichas etc. Se você gosta de comê-los, guarde-os para o café da manhã ocasional do fim de semana e evite comê-los todos os dias.

7. Bolachas água e sal

Muitas pessoas gostam de comer a inocente e “levinha” bolacha água e sal no café da manhã. E ainda com margarina… Mas vamos lá, vou explicar. A bolacha água e sal não é nenhum pouco saudável.

Mesmo a integrais, são pobres em fibras, cheias de gordura saturada e açúcar, sim isso mesmo, açúcar. Além disso são bem calóricas. 4 bolachas água e sal tem a mesma quantidade de calorias de um pão francês. O que te deixa mais saciado?

Essas são algumas opções que podem estar estragando o seu café da manhã, quando muitas vezes você acha que está se esforçando para ser o mais saudável possível. Com essas dicas, seu café da manhã e seu dia serão muito melhores!

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?