Muita gente, depois de um dia exaustivo, não vê a hora de chegar em casa, ligar a TV e se jogar no sofá. Isso parece ser a melhor coisa a se fazer para relaxar, mas não é. Você descansa, mas vive cansado?

Veja a seguir 5 hábitos que você pode evitar na sua rotina de fim de dia para melhorar o bem-estar geral e seu momento relaxante não se transformar em mais um fator de cansaço.

1. SE JOGAR NO SOFÁ E FICAR

Isso me faz lembrar a publicidade de um achocolatado: um menino, sem energia, ficava tanto no sofá que começava a fazer parte dele. Principalmente para quem trabalha sentado, você praticamente passa o dia todo em uma mesma posição.

Passar muito tempo sentado prejudica a postura, pode causar dores no pescoço, dores de cabeça e problemas cardiovasculares. Além de que o sedentarismo afeta a sua saúde em mais outros diversos aspectos.

O QUE FAZER? MOVIMENTE-SE

O exercício físico melhora a sua postura fortalecendo sua coluna, faz bem para o corpo inteiro e te deixa com muito mais disposição. Treinos leves, como uma caminhada ou yoga, no fim do dia estimulam a circulação sanguínea e ajudam a relaxar o corpo e mente.

Apenas evite treinos muitos intensos antes do horário de dormir, pois pode te estimular demais e acabar atrapalhando o sono. Fazer exercícios mais pesados uma ou duas horas antes de ir para a cama, dá um intervalo para o seu organismo desacelerar.

2. COMER MUITO ANTES DE DORMIR

Para você, a noite é o período que sente mais fome? Sente mais vontade de comer doces, consumindo em quantidades exageradas? Treine suas vontades! Comer muita quantidade de alimentos de uma só vez e no horário antes de dormir prejudica a digestão e o seu sono. O corpo humano precisa se regenerar enquanto você dorme, e não trabalhar na digestão pesada de tudo o que você comeu em excesso.

O QUE FAZER? DIMINUA AS PORÇÕES

Se alimente melhor no período da noite. Escolha alimentos nutritivos e menores quantidades no jantar.

3. SEMPRE ONLINE

Ficar horas a fio na internet do celular é um péssimo hábito da maioria das pessoas hoje em dia. Mexer em um dispositivo eletrônico para espiar o que está acontecendo nas redes sociais antes de dormir – muitas pessoas já até na cama – estimula tanto os olhos quanto o cérebro. Pode até parecer relaxante, mas não se engane. Te estimula demais, pode causar dores de cabeça e problemas de concentração. Evite isso na sua rotina.

O QUE FAZER? SAIBA ESTAR OFFLINE

Substitua os smartphones e similares por atividades que são sim relaxantes no fim do dia, como ler livros, cuidar das plantas ou meditar.

4. CONSUMIR MUITAS BEBIDAS COM CAFEÍNA

Você costuma beber café de manhã? A cafeína ajuda é um estimulante que favorece na concentração e proporciona mais motivação para começar o dia energizado. Porém, consumir cafeína no fim do dia, como o café, chá verde e refrigerantes de cola, por exemplo, pode ter o efeito energizante bem na hora de ir para a cama, prejudicando o seu sono e você acorda cansado no dia seguinte.

O QUE FAZER? BEBIDAS CALMANTES À NOITE

Chás como o de camomila, erva-doce e hortelã, têm um efeito calmante e ajudam a relaxar.

5. LEVAR TRABALHO PARA CASA

Seu trabalha sobrecarrega e você acaba levando para casa para dar continuidade? Ou você trabalha em casa e tem dificuldade em separar a vida pessoal com a profissional? Isso te causa estresse e prejudica o seu momento de “desligar”, atrapalhando muito o seu sono.

O QUE FAZER? ESTABELEÇA ESPAÇO 

O lugar de trabalhar, é no seu local de trabalho. Evite levar tarefas para casa. Mesmo quem trabalha em casa, é preciso estabelecer horários para você não tornar sua vida toda girando em torno de trabalho.

Mantenha uma distância física e mental do ambiente de trabalho quando o seu horário já encerrou. Procure alguma atividade que ajude a desligar de tudo o que aconteceu durante o dia. Tenha um tempo só para você!

Imagem de Capa: mikoto.raw Photographer no Pexels

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?