O feijão, nome popular que se dá as leguminosas, faz parte da alimentação básica do dia a dia dos brasileiros, que com a união ao arroz, forma-se um conjunto completo de todos os aminoácidos essenciais.

O feijão compõe uma alimentação equilibrada e é cheio de benefícios para a saúde, pois é excelente fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, carboidratos, fibras e nutrientes como o ferro e o cálcio.

Apesar de fazer parte das principais refeições da maioria das famílias, prepará-lo e ter o melhor dos resultados nem sempre é tarefa fácil. Porém, com algumas dicas simples, é possível cozinhar aquele feijãozinho perfeito. Veja a seguir:

1. Selecione os grãos

Feijões comprados de pacote em supermercados ou em lojas de produtos naturais a granel, devem sempre ser selecionados. Comece espalhando os grãos em uma superfície plana e vá separando os que estejam velhos, mofados ou machucados, e atenção às pequenas pedras que podem estar misturados aos feijões.

2. Deixe o feijão de molho

Antes de cozinhas o feijão, deixe-o de molho em água por no mínimo 6 horas ou até 24 horas, trocando a água no intervalo de 12 horas. Esta dica é importante por dois motivos:

  • Esta técnica reduz a presença dos açúcares, chamados oligossacarídeos, diminuindo a chance de causar flatulências, dor de estômago e inchaço abdominal.
  • Acelera o processo de cozimento do feijão, fazendo com que eles cozinhem mais rápido e mais facilmente.

3. Encorpe seu caldo

Depois que tiver o feijão já cozido, triture alho, pique cebola e faça uma base de refogado em um fio de óleo ou azeite. Separe uma ou duas conchas de grãos cozidos e amasse bem.

Adicione essa massa ao restante do feijão com caldo e junte ao tempero. Isso método vai deixar o caldo muito mais encorpado.

4. Como cozinhar?

Cozinhe os grãos somente com água, pois o sal dificulta o seu cozimento. O sal só deve ser adicionado quando o feijão for temperado. Coloque para cozinhar em uma panela de pressão com o dobro de água e, depois que a panela pegar pressão, deixe cozinhando por 25 minutos.

5. Quanto de feijão devo cozinhar?

A quantidade de feijão a serem cozidos costuma gerar um pouco de dúvida, se irá sobrar ou faltar. O feijão bom mesmo é o cozido no dia, depois disso o sabor já começa a se alterar.

A não ser que pretenda cozinhar maior quantidade para congelar pequenas porções, você pode calcular uma xícara de grãos crus para até três pessoas. Mas isso varia conforme o quanto cada componente da família costuma comer.

tijana drndarski oD7H J vJm4 unsplash scaled - 5 Dicas para cozinhar feijão mais rápido e deixá-lo delicioso
Imagem de Tijana Drndarski no Unsplash

O feijão carioca é o tipo mais consumido do Brasil, possui formato arredondado de cor bege com listras marrons, rende um bom caldo e cozinha rapidamente.

Uma dica extra para agregar mais sabor ao feijão: troque metade da água do cozimento por um caldo caseiro de carne ou legumes. Ou se prefirir, adicione folhas de louro ou salsinha picada, cubinhos de bacon defumado, calabresa ou paio em rodelas.

Cuidado com quantidade de sal ao temperar! Caso tenha exagerado, adicione uma batata e deixar cozinhar por alguns minutos. A batata irá absorver parte do sal do caldo.

Imagem de Capa: Deepansh Khurana no Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS