Hoje estamos passando por um momento totalmente inesperado e é preciso que fiquemos o tempo todo dentro de casa. Por mais que algumas pessoas estejam em Home Office, viver nessa condição pode acabar por nos deixar muito ociosos.

Temos que nos adaptar a esse novo estilo de vida que somos obrigados a adotar, na tentativa de controlar o contágio pelo coronavírus.

Permanecermos sem rotina, sem atividades que nos mantenham entretidos o dia todo, juntando a tensão e a ansiedade, podemos acabar por compensar esse estresse na comida, na quantidade que se come e nas escolhas que se faz.

Então é importante ter uma atenção à alimentação e aos hábitos nesse período em que ficamos só dentro de casa, para não acabar por ganhar alguns quilos indesejáveis, como também prejudicar a saúde no futuro.

Para isso, selecionamos 5 dicas para melhor orientá-los no dia-a-dia em que estamos em distanciamento social, isolamento ou quarentena:

5 dicas de como não engordar na quarentena:

1. Fazer melhores escolhas na hora da compra

A recomendação é para sairmos só para o que for essencial, e isso inclui compra de alimentos. Se planeje antes de ir às compras. Faça uma lista de tudo o que realmente precisa para uma semana, para não precisar sair várias vezes para ir ao supermercado.

Com menos oportunidade de sair, só se come o que se tem em casa. Compre uma variedade de alimentos naturais, frutas verduras e legumes, permitindo preparar pratos mais saudáveis.

2. Evite comprar alimentos ultra processados e doces

Você pode comprar poucos itens e determinar um dia da semana ou no fim de semana, por exemplo, para comer alimentos desse tipo, assim não exclui nada que goste e não se perde o controle.

3. Mantenha os horários das refeições

Continue a realizar as principais refeições nos mesmo horários de costume. É importante manter uma rotina pois o contrário pode causar preparações improvisadas e muito provavelmente em más escolhas.

4. Cozinhe, se ainda não sabe, aprenda!

Aproveite para rever todas as receitas que você provavelmente salvou, tem vontade de experimentar e nunca as fez. Pesquise preparações novas e diferentes na internet, pode se ser que se surpreenda com seus dotes culinários.

Explore mais dos ingredientes naturais, que só favorecem a saúde. Antes a desculpa era falta de tempo e agora temos tempo para fazer coisas em casa que sempre quisemos.

5. Não fique parado!

Ficar em casa em distanciamento social não nos impede de praticar pelo menos o mínimo de exercícios físicos e ficar parado não é a melhor alternativa. Aproveite a oportunidade para iniciar uma nova atividade ou manter-se ativo com tantas opções disponíveis na internet de aulas on line.

Professores de diversas academias estão oferecendo em torno de 1 hora de treinos diários para alunos. Dedique um tempo do dia diariamente para se exercitar. Pode ser um esforço no início, mas com o tempo você se habitua a essa nova rotina. Além de fazer bem para o corpo, irá fazer um bem enorme para a mente!

Imagem de Capa: Sewn Apart no Unsplash

Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS