O que você come todos os dias afeta suas funções físicas e mentais. Você já se perguntou por que você ganhou ou perdeu alguns quilos sem nenhum motivo óbvio? Teve um daqueles dias em que você não consegue se lembrar ou se concentrar em nada? Sua alimentação pode ter algo relacionado com isso.

 

Seus hábitos alimentares também interfere no modo como você envelhece. Mais especificamente, isso influencia se você envelhece com elegância ou mostra sinais de envelhecimento precoce. É claro que não podemos evitar que o tempo passe e as consequências disso, mas é possível reduzir os efeitos físicos e mentais do envelhecimento.

Certos alimentos podem realmente ajudar você a envelhecer mais devagar.

Alimentos de baixa qualidade nutricional, como as gorduras trans, causam inflamação – e o envelhecimento é basicamente um estado inflamatório crônico. Você pode parecer mais velho porque está apenas comendo muita comida de plástico.

 

Antes de chegarmos aos cinco alimentos que fazem você envelhecer mais devagar, vamos adicionar outra ferramenta ao seu kit antienvelhecimento, evitando os alimentos:

Fritos: tudo o que é frito não é de boa qualidade. Isso inclui os produtos pré-embalados, como batatas fritas de pacote e batatas caseiras fritas em óleo.

Donuts e sobremesas fritas: misturados com gordura, esses doces contêm uma carga muito elevada de açúcar. O excesso de açúcar está relacionado ao desenvolvimento inicial de rugas.

Carnes processadas: a maioria das carnes processadas é rica em gordura saturada e nitratos; que aceleram a inflamação e, portanto, o envelhecimento.

Muita bebida alcoólica: até dois drinques por dia podem ser benéficos, mas excesso de bebida alcoólica e constante causa envelhecimento precoce.
Agora que você sabe o que evitar, vamos às coisas importantes.

AQUI ESTÃO CINCO ALIMENTOS QUE FAZEM VOCÊ ENVELHECER MAIS DEVAGAR!

1. FEIJÃO E LENTILHAS

Feijão e lentilha são ricos em fibras e proteínas, os quais ajudam a estabilizar seus níveis de açúcar no sangue. As fibras nos ajudam a nos sentir mais saciados por mais tempo, enquanto as proteínas ajudam a construir músculos.

 

Talvez o mais importante, os feijões são baixos na escala glicêmica, o que significa que eles fornecem os benefícios acima sem causar inflamação ou desacelerar o metabolismo. Ambos ajudam a retardar o processo de envelhecimento. Qualquer feijão é uma ótima opção, assim como o grão-de-bico e as ervilhas secas.

2. CENOURAS

A cenoura é um dos melhores alimentos saudáveis principalmente devido a presença de beta-caroteno. O beta-caroteno é um poderoso antioxidante, protegendo nossas células e DNA de radicais livres, como poluentes ambientais.

Os radicais livres são conhecidos por causar envelhecimento precoce e o beta-caroteno funciona como uma medida preventiva a esse respeito. As cenouras também contêm o nutriente falcarinol, que tem propriedades anticancerígenas.

3. PRODUTOS DE SOJA

Produtos derivados da soja , como o tofu, ajudam a prevenir o envelhecimento celular. São alimentos ricos em isoflavonas, uma classe de fitoquímicos que possuem propriedades anticâncer, antiinflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes. Se você quer prevenir o envelhecimento precoce, uso dos benefícios da soja!

4. SALMÃO

Como bem sabemos, as doenças que afetam o cérebro e o coração tendem a atingir os adultos mais velhos. Uma boa solução é substituir parte dessa carne vermelha por peixes como o salmão, que fornece gorduras saudáveis. O ácido graxo ômega-3 pode evitar o declínio cognitivo relacionado à idade. Como também é rico em potássio, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas.

 

Por fim, o salmão é um dos poucos alimentos que contém uma boa dose de selênio, um mineral que promove a saúde da tireoide, regula a atividade hormonal e mantém o metabolismo acelerado!

5. FRUTAS CÍTRICAS

Limões, limas, toranjas, laranjas e tangerinas são alguns dos melhores alimentos para retardar o envelhecimento. Vamos contar como os cítricos ajudam:

– Contém uma grande quantidade de vitamina C, que tem propriedades antioxidantes, combate infecções e limita a inflamação.

– Contém flavonóides e carotenóides anti-envelhecimento.

– Afasta o declínio cognitivo relacionado à idade, doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

Alimentos saudáveis, como os mencionados acima, ajudam muito a limitar os efeitos físicos e mentais do envelhecimento. Sua rotina alimentar é um fator absolutamente crítico, e esses são cinco dos alimentos mais potentes para ajudá-lo a envelhecer mais devagar.

 

Isso não significa que você só deva comê-los a partir de agora, mas sim que eles podem ser introduzidos de alguma forma em suas refeições. Mantenha-se saudável, alimente-se bem, envelheça mais devagar e lindamente!

Imagem de Capa: Aleksandarlittlewolf no Freepik

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?