Em um estudo, onde foram entrevistadas mulheres de 18 a 75 anos, não surpreendeu que as qualidades que as mulheres buscam em parceiros românticos heterossexuais, amigos do sexo masculino e homens em geral não sejam muito diferente do que procuram em um amigo. Isso faz sentido: qualquer bom relacionamento é construído sobre algumas qualidades básicas e realistas.

As mulheres não precisam de parceiros que invistam toda a sua energia tentando provar o quão fortes, viris, masculinos ou heroicas eles são. Elas só querem homens que estejam dispostos a encontrá-las onde elas estão e as tratem de forma justa e igualitária – e que sejam capazes de garantir que o romance continue aceso.

 

Não existe uma avaliação confiável que possa prever se alguém será uma boa escolha para você ou não; nenhum algoritmo de site de namoro pode prever com precisão o coração humano.

Mesmo quando um parceiro em potencial traz todas as seguintes qualidades para um relacionamento, isso não é garantia de que vocês dois terão uma boa “química” ou se encontrarão na hora certa.

No entanto, reconhecer o que sabemos que precisamos das pessoas importantes em nossas vidas aumenta nosso “quociente de relacionamento” para que possamos pelo menos estar cientes das áreas dignas de enriquecimento antes de estabelecer uma nova conexão romântica.

As características que as mulheres tendem a valorizar e mais precisam dos homens em suas vidas podem ser categorizadas em três áreas distintas:

Traços de integridade moral

O respeito mútuo é uma proposição de tudo ou nada: quando uma pessoa perde o respeito por um parceiro, todas as apostas estão canceladas. As mulheres devem receber o mesmo respeito que os homens oferecem aos outros homens.

 

Quando uma pessoa é levada a se sentir desrespeitada ou tratada com condescendência, o relacionamento provavelmente terminará mais cedo ou mais tarde. Em termos de relacionamentos românticos, mesmo quando você está com raiva ou desapontado com um parceiro, o respeito deve ser mantido.

1. A comunicação aberta é essencial. Um relacionamento saudável floresce quando a comunicação é clara.

2. A honestidade é outro traço do tipo “tudo ou nada”: não dê a ninguém motivos para duvidar de você.

3. A confiança e a confiabilidade permitem que os relacionamentos se aprofundem.

4. Assumir a responsabilidade por ações e comportamento. Relacionamentos saudáveis de longo prazo requerem um alto nível de maturidade. Sem ele, as desavenças e os conflitos pioram à medida que os casais se envolvem no “jogo da culpa”. A comunicação falha e podem ocorrer danos emocionais que não podem ser facilmente reparados.

Traços de Sensibilidade Relacional

1. As mulheres precisam que os homens mostrem bondade, paciência, compreensão, empatia e compaixão. Independentemente do tipo de relacionamento, homens e mulheres devem levar em consideração os sentimentos um do outro.

 

2. A amizade entre homens e mulheres também é desejada. Ser amigo de sua parceira significa tratá-la pacientemente, aceitando a maneira como você trata outros amigos íntimos.

3. A maturidade emocional é essencial. É normal se divertir e ser um pouco infantil quando é apropriado, mas é importante que mulheres e homens se comportem como adultos na hora de fazer isso também. Estar ciente de que a força bruta não é igual à inteligência também é útil para manter uma comunicação e conexão saudáveis. Às vezes, é melhor sentar e pensar nos problemas antes de tentar forçar seu parceiro a encontrar uma solução.

4. Apoiar as mulheres em sua vida pode fazer muito bem e é uma função primordial. Quando precisar de apoio emocional ou prático, que ele esteja lá para ajudá-la de pequenas e grandes maneiras. Quer seja para ouvir ou para um envolvimento mais ativo nas principais decisões, criação dos filhos, finanças, etc., torne a sua presença positiva e de apoio.

5. e 6. Sensibilidade aliada à validação das experiências da parceira são essenciais. As experiências culturais dos adultos variam muito com base na identidade de gênero. Reconhecer seus próprios preconceitos em como você vê as outras mulheres e imaginar como sua parceira pode ser afetada negativamente por um mundo que vê as mulheres como menos.

 

Não presuma que ela está inventando coisas ao compartilhar histórias de preconceito, discriminação, ou tratamento injusto. Os papéis de gênero restringem o comportamento; desempenhar um papel na eliminação de papéis de gênero prejudiciais em casa e no local de trabalho beneficia tanto homens quanto mulheres.

Não faça as mulheres saltarem um nível mais alto para se provar – mulheres e homens devem receber as mesmas recompensas pelo mesmo investimento. O gênero não deve ser uma desvantagem em um relacionamento ou local de trabalho.

Tipos de intimidade satisfatória com parceiros românticos

1. Ter aventura e emoção no relacionamento e que desafie as perspectivas. Ser aberto para novas experiências e maneiras de pensar. O estímulo intelectual mantém os relacionamentos dinâmicos.

2. Companheirismo e parceria vêm junto com a amizade e criam a cola que mantém a maioria dos relacionamentos de longo prazo avançando. Ninguém percebe quão pouca energia elas podem ter para atividades sexuais quando as crianças chegam, ou os empregos exigem mais horas, ou surgem doenças ou deficiências; Haverá momentos em que o companheirismo leal é o que vocês dois mais precisam um do outro.

 

3. Ouvir “Eu te amo” pode não ser fácil; essas palavras podem ser altamente carregadas. Infelizmente, algumas pessoas acreditam que dizê-las as torna vulneráveis e têm maior probabilidade de se machucar. Seu parceiro deve lhe informar do seu amor. Dizer essas três palavras mostra amor à parceira de uma maneira que importa. Todos nós precisamos nos sentir amados.

4. Quanto ao sexo, as mulheres pedem que os homens não façam tudo sobre sexo – ou seja, não façam favores que você acha que resultarão em favores sexuais para você. Seu bom comportamento não deve ser visto simplesmente como um meio para um fim específico.

 

Sexo bom não pode ser comprado e, ao esperar sexo como recompensa por fazer algo que agrada sua parceira, você transforma um encontro potencialmente romântico em mais de um negócio. São poucas as mulheres que desejam sentir que devem sexo a um parceiro. E como um participante compartilhou: “Os homens precisam abandonar o mito da pureza sexual feminina de uma vez por todas: com o parceiro certo, as mulheres gostam do sexo tanto quanto um homem”.

Por Psychology Today

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Karen Warfel no Pixabay 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS