Você conhece os sinais que seu corpo envia quando está com problemas de saúde? Você pode acreditar que está perfeitamente saudável e não perceber sinais sutis que indiquem o contrário. Mesmo quando você se concentra em comer bem, fazer exercícios e dormir bastante, ainda pode ter problemas de saúde.

11 SINAIS DE MÁ SAÚDE

1. INCHAÇO

Todo mundo às vezes fica inchado, mas se isso acontecer com frequência, é um sinal de alerta. Ficar inchado após uma refeição é comum porque é um acúmulo de gases no trato digestivo. Quando o problema é o acúmulo de gás, você pode usar remédios caseiros para ajudar a acelerar a digestão.

Se acelerar a digestão não ajudar, pode indicar um problema de saúde, então é melhor investigar e buscar respostas.

COMO ALIVIAR UMA BARRIGA INCHADA

Comece consumindo gengibre para acelerar sua digestão. Você pode adicionar gengibre às suas refeições, misturá-lo em uma bebida ou desfrutar de um pouco de chá de camomila, hortelã ou erva-doce para aliviar o acúmulo de gases.

2. FADIGA CRÔNICA

A fadiga costuma ser um dos primeiros sinais que você sentirá quando tiver problemas de saúde. Embora a fadiga de curto prazo possa ser por falta de sono, estresse ou trabalho duro, a fadiga crônica significa mais.

Se você dorme oito horas por noite e ainda sente falta de energia, isso pode significar problemas de saúde. Tentar resolver o problema é essencial para recuperar e manter sua saúde.

COMO REDUZIR A FADIGA

Reflita sobre seu estilo de vida e hábitos de sono antes de presumir que você tem um problema de saúde sério. Pense na quantidade de sono que você está dormindo e se algo pode estar interferindo na qualidade do seu sono. Mantenha um horário de sono regular, incluindo tempo para relaxar 30 minutos antes de ir para a cama.

3. INSÔNIA

Quando você luta para cair no sono ou continuar dormindo e o problema persiste por mais de um mês, você está tendo insônia. Seus níveis de cortisol, um hormônio do estresse, devem cair à noite para permitir que você descanse e recarregue as baterias. Quando esse ciclo hormonal não acontece, ele causa insônia porque, em vez disso, seu corpo experimenta uma resposta ao estresse.

Embora isso possa não parecer grande coisa, causa mais problemas do que você imagina. Quando você tem uma resposta ao estresse, o processo de auto reparação do seu corpo é interrompido, interferindo na sua imunidade. Além disso, seu corpo não pode repor seus recursos sem um sono adequado.

COMO DORMIR MELHOR

Fazer coisas como desligar as luzes, dormir em um quarto fresco e usar o ruído branco pode ajudar. Você também pode tentar meditar ou fazer ioga durante o período de relaxamento antes de dormir. Se o problema persistir, é melhor buscar ajuda profissional.

4. MAU HÁLITO

Muitas coisas podem causar mau hálito, que além de ser desagradável, pode indicar problemas de saúde é uma delas.

COMO ELIMINAR O MAU HÁLITO

Considere algumas causas potenciais do mau hálito e se essas coisas podem ser o problema. Fumar, comer cebola ou alho, beber café e má higiene dental são fatores a se considerar. Se algum desses for um problema para você, trate-o e implemente hábitos melhores.

Depois de fazer as alterações necessárias, verifique se o mau hálito ainda é um problema. Se for, pode indicar um problema de saúde mais sério que requer ajuda profissional.

5. DORES DE CABEÇA

Dores de cabeça são comuns em adultos, com pesquisas mostrando que quase metade as sente. Por serem tão comuns, costumam ser ignorados e considerados como um desconforto normal de se superar. Dores de cabeça frequentes podem indicar outros problemas, incluindo estresse ou desidratação.

Se você também sentir vômitos, náuseas ou alterações na visão junto com a dor de cabeça, procure atendimento médico imediatamente. É sempre melhor estar seguro e pedir ajuda do que esperar e causar mais danos.

COMO ACABAR COM A DOR DE CABEÇA COMUM

Desde que não sinta outros sintomas junto com sua dor de cabeça, você pode tentar eliminar o desconforto em casa. Comece bebendo bastante água e descanse um pouco para ver se a desidratação, o estresse ou a falta de sono são os problemas.

6. UNHAS DE APARÊNCIA ESTRANHA

As unhas são uma camada adicional de proteção ao corpo e uma extensão da pele. Eles requerem nutrientes para se manterem saudáveis e qualquer anormalidade indica um problema de saúde. Algumas das coisas incomuns que você pode notar sobre as unhas prejudiciais à saúde incluem:

  • cor amarelada ou outras cores anormais
  • elas são frágeis
  • crescem curvando-se para cima

Se você notar essas mudanças nas unhas das mãos ou dos pés, não as ignore.

COMO MELHORAR AS UNHAS

Concentre-se em comer alimentos nutritivos e beber bastante água todos os dias. À medida que seu corpo reabastece suas vitaminas e nutrientes, é provável que suas unhas voltem ao normal.

7. BAIXO DESEJO SEXUAL

A libido baixa pode indicar uma perturbação em seu bem-estar emocional ou físico. Estresse, ansiedade, depressão e exaustão consomem tudo e podem afetar drasticamente seu desejo sexual. Problemas hormonais também podem suprimir o impulso sexual.

Outros fatores que podem suprimir seu desejo sexual incluem drogas, álcool, anticoncepcionais e medicamentos. Se você usar algum desses, examine os efeitos colaterais e considere como eles podem estar prejudicando sua vida sexual.

COMO RESOLVER

Resolver seu baixo desejo sexual depende da causa. Se você consome muito álcool ou usa drogas, comece eliminando-as e veja se ajuda. Caso contrário, verifique os efeitos colaterais de quaisquer medicamentos que você toma e pergunte ao seu médico como eles podem estar afetando você.

8. FUNÇÃO INTESTINAL IRREGULAR

Ter evacuações regulares é essencial para sua saúde geral. Se o seu instestino é sempre preso, é um sinal claro de que há um problema. Além disso, se você tiver que fazer força ou esforço para evacuar, pode ser por causa de um problema de saúde.

Cada vez que você come, seu trato digestivo deve se mover para eliminar os resíduos, abrindo espaço para uma nova nutrição. Se você não está evacuando regularmente, as toxinas dos resíduos podem infiltrar-se na corrente sanguínea, causando inflamação e graves problemas de saúde.

COMO CORRIGIR IRREGULARIDADES

Considere sua alimentação e se você está consumindo nutrientes essenciais suficientes e muita água. Faça as alterações que achar adequadas e garanta a ingestão adequada de fibras .

Embora problemas digestivos ocorram ocasionalmente, problemas frequentes são sinais de problemas de saúde. Se os seus problemas não desaparecem com melhores hábitos de nutrição e hidratação, consulte um profissional de saúde para obter mais conselhos.

9. QUEDA RÁPIDA DE CABELO

A queda de cabelo é normal, mas a queda rápida é um sinal alarmante de um problema médico latente . A queda rápida de cabelo pode indicar muitas deficiências e condições de saúde.

COMO PARAR A QUEBRA OU PERDA DE CABELO

Se você acha que sua queda de cabelo está relacionada ao estresse, experimente descansar e relaxar. Considere também seus hábitos alimentares e faça mudanças para melhorar sua ingestão nutricional.

10. CÃIBRAS MUSCULARES

Cãibras musculares são indicativas de muitos problemas de saúde. Eles podem ser um sinal de deficiência de nutrientes, extensão excessiva, suprimento de sangue inadequado ou esforço excessivo. Se você notar contrações musculares ou cãibras frequentes, preste atenção a eles.

COMO EVITAR CÃIBRAS MUSCULARES

Comece mudando seus hábitos alimentares, comendo melhores alimentos. Além disso, considere se você está usando demais os músculos e faça uma pausa, se necessário.

11. OSCILAÇÃO DE PESO

Ganho ou perda excessiva de peso são sinais de problemas de saúde. Se você não mudou seus hábitos alimentares ou rotina de exercícios, mas continua a perder ou ganhar peso, é preciso analisar isso.

COMO ACABAR COM O GANHO OU PERDA DE PESO INCOMUM

Beba bastante água e consuma alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. Você deve seguir uma dieta saudável com muitos benefícios nutricionais para reabastecer seu corpo. Se isso não ajudar, uma visita ao seu médico pode ser necessária.

Mesmo quando você pensa que está saudável, existem sinais de problemas de saúde que você pode estar ignorando. Não deixe que esses sintomas continuem sem resolver a causa, ou você pode causar mais complicações para o seu corpo.

Imagem de Capa: Marchsirawit no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?