Sua família e a sociedade estão lhe pressionando porque você escolheu não ter filhos? Você pode ficar tranquila que você não está sozinha nesta decisão.

Um artigo da revista Time descobriu que mais de 47% das mulheres agora escolhem viver uma vida sem filhos.

A tendência está crescendo à medida que mais mulheres estão mantendo carreiras e olhando para suas vidas profissionais, e isso não deixa muito tempo para os filhos. Além disso, as pessoas podem procurar outros métodos para encontrar a felicidade. A velha teoria de que ter um bebê traz felicidade não foi comprovada.

Criar filhos é uma tarefa difícil. Enquanto uma criança traz muita alegria para a vida de uma pessoa, ela também traz muita responsabilidade e amarra você. Não é fácil viajar pelo mundo, subir a escada corporativa e viver um estilo de vida despreocupado quando você tem uma criança na bolsa.

Então, e todos os membros da família que pressionam você para que os netos aumentem sua ninhada? Você pode deixá-los saber que você não é o escolhido, pois essa tendência crescente tem menos pessoas procurando aumentar sua família e, em vez disso, se concentrar em sua própria saúde e felicidade.

Você sabe as razões pelas quais não ter filhos funciona para você. Você quer sua liberdade e não quer que ninguém ou nada interfira em seu estilo de vida. Muitas mulheres sentem o mesmo, então é óbvio que a maré está mudando sobre se ter filhos é aceitável.

Aqui estão algumas razões pelas quais você deve se sentir justificado em sua decisão.

1. Você será mais saudável mentalmente e fisicamente

Quando você escolhe ser pai, você está nisso a longo prazo. Pense na jornada para a maternidade como uma maratona e não um sprint. Não há um momento definidor real quando a responsabilidade termina.

Quando seu filho completa 18 anos de idade, ele ainda precisa dos pais e de apoio. Não existe um número mágico quando você para de se preocupar com seus filhos.

A saúde de uma mãe é afetada pelo momento em que ela traz um filho a este mundo. Os relacionamentos são confusos, e a associação entre pais e filhos é muitas vezes complicada. Você vai se preocupar, andar de um lado para o outro, chorar muito e se estressar com as escolhas da criança. De fato, toda essa tensão pode prejudicar sua saúde.

Dizer que há muita energia, dedicação, obrigação e responsabilidade quando você tem um filho é um eufemismo. As mulheres que não trazem esse estresse para suas vidas são mais saudáveis, de acordo com estudos. Então, da próxima vez que alguém pressionar você para ter uma família, lembre-os de que você será muito mais saudável sem uma.

2. Você vai dormir mais

Os pais perdem muito sono por causa dos filhos, e não é só no primeiro ano que você vai ficar sem sono. Em média, uma mãe dorme cerca de 1,5 hora a menos por noite, de acordo com um estudo recente .

Os pais também estão no mesmo barco, pois é difícil dormir com um bebê chorando por perto. Enquanto algumas pessoas tentam compensar tirando cochilos sempre que possível, os pais reclamam regularmente de problemas de fadiga. Quando você tem problemas com a privação do sono, isso pode afetar muitas áreas de sua vida.

Você sabia que a privação de sono pode causar hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardíacas?

3. Você não terá tanta exposição a germes e doenças

Muitos pais dependem de creches para cuidar de seus filhos enquanto eles trabalham. Infelizmente, as crianças são criaturinhas com germes, pois limpam o nariz com frequência, lambem coisas e passam os germes de brinquedo para brinquedo. As creches são fossas de germes, e não é incomum que coisas como uma gripe ou outras doenças se espalhem como fogo nesses estabelecimentos.

Você, sem dúvida, perderá menos dias de trabalho por causa de doenças triviais transmitidas por seus filhos. Parece que não ter filhos permitirá que você acumule esses dias de doença para uso pessoal.

4. A intimidade não será um problema

Ter um filho certamente afeta seus relacionamentos. Se você não conseguir que seu filho durma à noite ou na cama dele, isso pode causar problemas de intimidade. Uma pessoa cansada que está estressada e preocupada com seu filho não sente vontade de ser romântica.

Se você acha que o problema acaba quando eles se tornam adolescentes, você está muito enganado. Uma pesquisa realizada descobriu que pais de adolescentes têm 45% menos sexo do que pais sem filhos. Portanto, não importa a idade do seu filho, parece que eles afetarão sua vida romântica.

5. Suas costas podem ser mais saudáveis

A revista médica Hippokratia observa que muitas mulheres desenvolvem dores nas costas durante a gravidez.

Mas depois de dar à luz, você pode não conseguir o descanso necessário para suas dores nas costas. É preciso algum músculo real para levantar um bebê dentro e fora de um assento de carro, bem como carregá-lo em seu quadril onde quer que você vá. Todos esses músculos ficarão tensos, e essa pressão pode levar a dores nas costas contínuas.

Embora a dor geralmente não seja imediata, com o tempo, você notará que seu corpo cria maneiras de compensar o peso desigualmente distribuído de carregar uma criança.

6. Você terá mais dinheiro

Custa muito dinheiro criar filhos no mundo de hoje. Você é responsável pela alimentação, vestuário e educação, e não pode esquecer todas aquelas pequenas outras despesas que entram na mistura. Não é à toa que você terá mais dinheiro se não ter filhos for sua escolha.

7. Você vai comer mais saudável

É um desafio comer e viver um estilo de vida saudável quando você tem filhos por perto. Eles querem salgadinhos e, claro, você deve dar a eles um biscoito ocasional para mantê-los bem arredondados. No entanto, se você vai comer uma dieta baseada em vegetais, como é observado em um estilo de vida vegano, é quase impossível com uma criança.

As crianças têm necessidades nutricionais diferentes das de um adulto. É mais difícil para os pais manterem um corpo saudável, pois não têm energia para cozinhar duas refeições diferentes.

8. Seu estresse será menor

O estresse é inevitável na vida. No entanto, quando você tem filhos, você se depara com coisas como problemas econômicos e emocionais e tensões no trabalho.

O estresse constante desempenha um papel importante na sua saúde mental e física. Não é divertido ir para a cama à noite e se preocupar em como você vai pagar as contas e fazer isso por mais um mês.

Não ter filhos é uma escolha sábia se você quer liberdade financeira e menos estresse. Quando você se estressa menos, você vive uma vida mais saudável e feliz.

9. Você terá mais tempo sozinho

Uma das principais queixas dos pais é que eles não têm tempo suficiente para ficar sozinhos ou cuidar de si mesmos. Embora você não precise de muito tempo sozinho, é bom poder tomar um banho de espuma e ouvir música de vez em quando. Infelizmente, um pai gostaria de usar o banheiro em paz.

As crianças requerem muito tempo, e suas necessidades estão sempre pressionando. Nos anos mais jovens, eles são muito pegajosos, pois a necessidade de estar perto está sempre presente. Não ter filhos permitirá que você gaste tempo se mimando e desfrutando de uma noite tranquila sem interrupções.

10. Seus relacionamentos têm mais chances de durar

Você sabe que as crianças são uma pressão para as finanças, saúde e intimidade, então não é de admirar que as pessoas com filhos muitas vezes tenham problemas para manter um relacionamento.

Tentar conciliar trabalho, casa e as crianças deixam pouco tempo para interesses românticos. Mesmo aqueles que conseguem ter relacionamentos terão dificuldades quando as necessidades das crianças vierem em primeiro lugar.

Enquanto algumas pessoas ficam juntas pelas crianças, muitas se afastam por causa das crianças também. Um relacionamento não precisa de jovens nele para sobreviver. Se alguma coisa, os sem filhos parecem durar mais e são mais saudáveis.

Enquanto muitas pessoas têm uma visão clara de que uma mulher deve se casar e ter filhos em suas cabeças, as normas sociais mudam para incorporar uma visão diferente. Não ter filhos é uma opção que você é livre para fazer, e ninguém pode forçá-la a pensar o contrário.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: bernardbodo no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?