A necessidade de desintoxicar sua vida é o resultado direto de um estilo de vida sobrecarregado, por excesso de trabalho, por planejar demais que (de alguma forma) foi aceito pela maioria das pessoas como ‘normal’ e ‘fato da vida’, que está longe de ser verdade. Temos menos tempo, assumimos mais responsabilidades e, por isso, também fazemos escolhas menos saudáveis para o corpo e a mente.

‘A melhor maneira de desintoxicar é parar de colocar coisas tóxicas no corpo e depender de seus próprios mecanismos’ – Andrew Weil

Se você não tem certeza se sua vida precisa de desintoxicação, esses sinais lhe dirão.

10 MANEIRAS DE DESINTOXICAR SUA VIDA

1. LIMPE COM ÓLEO

Desde a extração do óleo até as embalagens do óleo de mamona, dos saudáveis óleos de cozinha monoinsaturados e prensados a frio aos óleos essenciais para remédios caseiros, os óleos têm muitos benefícios à saúde que ajudam a desintoxicar o corpo.

Um estudo descobriu que o óleo de gergelim (um óleo comestível natural) e o sesamol (um antioxidante ativo) são potencialmente benéficos para o tratamento da toxicidade hepática e renal, induzidos por chumbo e ferro e não causam efeitos negativos ao organismo.

Os pesquisadores descobriram que o óleo de gergelim reduziu a resposta inflamatória no corpo e também ajudou a reduzir metais tóxicos ao chumbo e ao ferro. O óleo de gergelim também ajudou a reduzir o fator de necrose tumoral e também pode ser útil na remoção de mercúrio do corpo.

2. LIMPE A DESORDEM

Depois, há “coisas”… sem sentido, excessivas,”coisas” que parecem se acumular sobre nós. Onde estão suas “coisas” atualmente? Seja na sua mesa, no seu armário, na sala de estar ou no seu carro, livre-se disso.

Geralmente, a desordem resulta de uma quantidade excessiva de qualquer coisa – livros, papéis, brinquedos, sapatos, roupas, comida, antiguidades (mãe!) – que ocupa espaço sem nenhum motivo específico. Mas ocupa mais do que apenas espaço em sua casa; ocupa espaço no seu cérebro.

2. COMA VEGETAIS CRUCÍFEROS

Comer vegetais é uma ótima maneira de remover os agentes tóxicos causadores de câncer do seu corpo. Vegetais crucíferos como brócolis, couve e couve-de-bruxelas são ricos em indol-3-carbinol (I3C), que ajudam seu corpo a eliminar o excesso de estrogênio.

O excesso de substâncias químicas que atuam como estrogênio no corpo vem de nossos produtos de beleza, plásticos BPA, hormônios administrados aos animais que ingerimos e até alguns pesticidas.

Esses produtos químicos semelhantes ao estrogênio são chamados de xenestrógenos e podem levar a alterações hormonais precoces no desenvolvimento de meninos e meninas adolescentes e também podem contribuir para o desenvolvimento de câncer de mama entre outros.

3. CHÁ DE ERVAS PARA LIMPAR

Chás de ervas como cardo de leite ou bardana (para fígado) e dente de leão ou alcachofra (para excreção biliar) são utilizados há séculos para desintoxicar e limpar o corpo.

4. LIMPEZA DIGESTIVA

De enemas a supositórios, laxantes e dietas de limpeza, seu cólon e sistema digestivo apreciam uma boa desintoxicação. O chá de ervas Sene faz uma limpeza digestiva saudável e natural, ajudando a desintoxicar seu corpo.

5. PRESTE ATENÇÃO ÀS SUAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS

Necessidades religiosas ou espirituais são coisas que não devem ser negligenciadas. Se você medita, lê as escrituras, ora, frequenta a igreja, aprecia a beleza da natureza ou seja o que for, praticar o que eleva seu espírito é importante para o seu equilíbrio e bem-estar.

Tente levar pelo menos 20 a 30 minutos por dia, atendendo a essas necessidades. Se isso não for possível por qualquer motivo, gaste de 10 a 15 minutos para meditar, ler as escrituras ou desfrutar de alguma solidão antes de deitar no travesseiro.

6. MASSAGEM

Estimular os meridianos de energia do corpo e melhorar a circulação com uma massagem é uma boa maneira de melhorar o sistema de desintoxicação natural do corpo, o sistema linfático.

7. DESCONECTE E RECONECTE

Acreditamos firmemente que o uso excessivo e a dependência excessiva de tecnologia são tóxicos. Se você não acredita em nós, pense: quantas pessoas você já viu dirigindo e no celular? Seus filhos pegaram um tablet ou celular na mesa de jantar? Um colega de trabalho ignorou você ou outra pessoa enquanto respondia à 100ª mensagem de texto?

A tecnologia certamente tem seu papel. Os avanços tecnológicos resultaram em avanços médicos, melhorias educacionais, descobertas científicas e muito mais.

Mas teve um impacto negativo em nossa conexão real um com o outro. As famílias se afastam, os pais trazem o trabalho para casa, as crianças usam o Facebook em vez de abrir o livro. Não há presença real de espírito com o uso excessivo de tecnologia. Esteja atento a como e quando você usa a tecnologia.

8. EXERCÍCIOS

O movimento estimula o sistema circulatório e o fluxo sanguíneo a ajudar os outros órgãos a processar toxinas. As toxinas são armazenadas nas células adiposas, portanto, a perda de gordura libera toxinas.

Mantenha-se hidratado bebendo água limpa e filtrada sempre que estiver se exercitando, usando uma sauna ou tomando um banho de sal Epsom, pois eles podem ser desidratantes.

9. BANHO DE SAL EPSOM

Mergulhe em uma fonte termal mineral natural, se puder, ou procure um tanque de terapia de flotação. Se você não conseguir encontrar esses excelentes banhos de limpeza natural perto de você, a melhor coisa a seguir é uma banheira com água quente e alguns sais de Epsom. Adicione alguns óleos essenciais de lavanda para uma limpeza de aromaterapia também.

A Dra. Laura K. Thompson, da Furman University, diz que os sais de banho melhoram a limpeza ou a experiência do banho, proporcionam melhorias médicas ou servem como veículo para agentes cosméticos.

Foram desenvolvidos sais de banho que imitam propriedades de banhos minerais naturais ou fontes termais. Os primeiros escritos sobre sais de banho foram publicados na China por volta de 2700 anos a.C.

A Dra. Thompson sugere fazer sua própria mistura de sal de banho que combina sais de Epsom, sais minerais naturais, bicarbonato de sódio, um óleo hidratante e óleos essenciais para a fragrância.

10. SUOR

Uma das maneiras mais fáceis de desintoxicar é suando. Qualquer exercício que faça você suar ajudará naturalmente a desintoxicar seu corpo através da pele.

Suar com a sauna é outra maneira de aumentar a circulação, suar as toxinas e melhorar o fluxo linfático para a limpeza. Depois de um bom suor, limpe a pele com um banho para que as toxinas que você transpira do sistema sejam lavadas.

Por: Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por: Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: bruce mars no Pexels

 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS