O arroz é um dos pratos mais preparados em tudo o mundo, não só por ser saboroso e fonte de carboidratos e energia, mas por ser versátil, combinando com praticamente tudo. No Brasil, a mais famosa combinação é o arroz com feijão, dupla extremamente nutritiva e deliciosa.

O arroz pode até parecer um prato muito simples de se preparar, que basta adicionar água e sal numa panela e deixar cozinhar, mas não é. As vezes o arroz fica meio cru, outras está uma papa! Alguns erros ao cozinhar o arroz fazem toda a diferença no resultado. Veja a seguir e descubra se você comete algum deles:

pille riin priske xmuIgjuQG0M unsplash scaled - 10 erros ao cozinhar arroz que você não deve saber que está cometendo

10 ERROS AO COZINHAR ARROZ

1. Usar panela errada
Uma panela de fundo grosso é melhor para cozinhar arroz, pois retém e distribui melhor o calor, cozinhando mais uniformemente.

2. Lavar ou não lavar o arroz?
Existem diversas dúvidas quanto a lavagem do arroz. Quando lavado, ocorre uma perda de nutrientes que são essenciais. Como o arroz é um alimento seco, não conduz bactérias, por isso não há necessidade de lavá-lo antes do cozimento.

E o processo de cozimento elimina qualquer micro-organismo que possa prejudicar a saúde. Já se for o arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Pois ele passa por exposição industrial, tendo mais chances de absorver substâncias químicas.

3. Cozinhar em temperatura errada
O processo de cozimento do arroz precisa passar por duas temperaturas: primeiro deve ser em temperatura alta até a água ferva e comece a secar, depois disso, manter em temperatura baixa até o final. Se manter em temperatura alta o tempo todo, a água seca muito rápido, o arroz não cozinha direito e ainda corre o risco de queimar.

4. Usar somente sal para temperar
Garanta sempre que seu arroz seja saboroso, por isso use alho e ou cebola, refogando antes de adicionar o arroz. Depois, acrescente o arroz e refogue bem, para que os grãos fiquem bem soltinhos. Por último adicione a água fervente e sal a gosto. Se quiser mais sabor, pode incluir especiarias e ervas aromáticas.

5. Adicionar óleo em grande quantidade
Usamos óleo, azeite ou outra gordura da prefência para refogar os temperos e o arroz. Porém a quantidade deve ser mínima. Se colocados em grande quantidade, o arroz fica oleoso e grudento. Além do sabor do óleo ficar destacado.

6. Levantar a tampa enquanto cozinha
Enquanto o arroz cozinha, evite destampar a panela. Retirando a tampa, se perde vapor e a pressão, atrapalhando o processo de cozimento, podendo ficar com o arroz mais seco e mal cozido.

7. Não adicionar água na quantidade ideal
A quantidade de água utlizada pode variar conforme o tipo de arroz, pois se for água de demais, o arroz fica todo empapado; se água de menos, ele não cozinha direito e fica com os grãos duros.

Você pode fazer de 2 formas: colocar duas partes de água para uma de arroz ou a quantidade de água deve cobrir o arroz que está nivelado na panela e ultrapassá-lo em cerca de um centímetro.

8. Adicionar água fria durante o cozimento
É possível ser necessário adicionar um pouco a mais de água para o arroz chegar ao ponto, mas essa água deve ser fervente, jamais fria ou em temperatura ambiente. O choque térmico interfere no cozimento do grão.

9. Mexer o arroz durante o cozimento
A não ser que esteja preparando um risoto, não mexa no arroz enquanto ele está cozinhando. Isso também interfere no processo, e o arroz pode acabar por empapar.

10. Não deixar o arroz desncansar depois de cozido
Esse tempo de repouso depois de cozido é essencial. Assim que estiver pronto, mantenha a panela ainda tampada e deixe-o durante 5 minutos em desncanso. Assim, a umidade se distribui e o arroz fica mais soltinho.

Imagem de Capa: Moose Photos no Pexels

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS