Estudos mostram que mulheres com excesso de gordura abdominal correm o risco de morte precoce por doenças cardíacas e câncer. Mas por que é tão difícil perder essa gordura? Suas células de gordura abdominal estão sempre ocupadas produzindo hormônios que desequilibram todo o funcionamento do corpo.

Também chamada de gordura visceral devido à sua localização, também está relacionada ao colesterol alto e a resistência à insulina, fazendo com que seus níveis de glicose aumentem, aumentando o risco de desenvolver diabetes.

 

Não podemos negar. A gordura da barriga é difícil de perder. Muitas pessoas escolhem a cirurgia para se livrar de vez dessa gordura teimosa, mas uma cirurgia não é segura para todos. Para não chegar ao estremo, existem algumas maneiras mais saudáveis de se livrar da gordura da barriga.

E aqui estão dez dicas para derreter a barriga:

  1. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS

Alimentos açucarados como biscoitos ou bolachas, bolos, doces, iogurtes de baixa qualidade, cafés com sabor, chás e refrigerantes açucarados causam ganho de peso e causam acúmulo de gordura em sua barriga. O açúcar é composto de glicose e frutose. Muitos alimentos contêm açúcar ou xarope de milho com alto teor de frutose.

Os cientistas não têm certeza se o açúcar é mais seguro do que o xarope de milho rico em frutose para sua saúde, mas eles sabem que uma dieta rica em gordura e frutose tem um efeito adverso em sua saúde.

 

Você pode se surpreender com a quantidade de alimentos feitos com xarope de milho rico em frutose:

  • Molhos para salada
  • Alguns Pães industrializados
  • Ketchup
  • Alimentos congelados
  • Sucos industrializados
  • Cereais açucarados
  • Biscoitos, entre outros.

2. REDUZA SUAS CALORIAS

Se você reduzir a ingestão geral de calorias diariamente, perderá gordura da barriga também. Não passe fome, mas reduza os carboidratos e tente comer mais alimentos ricos em proteínas. Coma mais proteína para se sentir mais satisfeito. Algumas pessoas sugerem que, se você cortar 100 calorias de sua dieta por 365 dias, perderá 4,5 quilos.

3. JEJUM INTERMITENTE

Estudos sugerem que o jejum intermitente melhora sua saúde geral. Ajuda a reduzir suas chances de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e distúrbios cerebrais. Quando você pratica o jejum, a principal vantagem é que isso faz com que seu corpo mude de onde ela obtém energia.

Você obterá sua energia da glicose armazenada no fígado. Isso afeta as células e as funções dos órgãos, melhorando a distribuição geral da glicose e diminuindo o estresse do corpo e a inflamação. O jejum pode ajudá-lo a perder peso enquanto seu metabolismo funciona melhor.

Um método popular de jejum intermitente é jejuar de 14 a 16 horas por dia, começando no momento em que você termina sua refeição à noite até o almoço no dia seguinte. Você então come pelo próximo período de 8 a 10 horas.

Durante o jejum, você pode beber água, café ou água com gás ou qualquer coisa sem açúcar. Claro, este jejum não é uma desculpa para comer um monte de fast food ou ultrapassar a ingestão de calorias. Isso não vai funcionar e você pode ganhar peso. Mas fazer um jejum intermitente pode aumentar seu metabolismo de 5 a 15%.

 

Um profissional nutricionista poderá te auxiliar a seguir por esse caminho de forma mais saudável.

4. FAÇA EXERCÍCIOS HIIT

O treinamento HIIT envolve tiros curtos de exercícios aeróbicos, geralmente não durando mais do que 20 a 90 segundos. Você faz pequenos intervalos entre os exercícios HIIT, mas seu corpo ainda está queimando calorias. Com o tempo, adicione segundos extras aos exercícios HIIT. HIIT revive o seu metabolismo para queimar calorias e gordura da barriga.

5. EXERCÍCIO DE FORTALECIMENTO 

Claro, além de reduzir calorias, a melhor maneira de derreter a gordura da barriga é fazer exercícios para trabalhar os músculos do estômago. Os abdominais são um ótimo exercício para queimar gordura na região da barriga. Adicione exercícios oblíquos às suas flexões, fazendo este exercício.

Isso envolve deitar-se de costas com as pernas retas para cima e cruzadas. Com as mãos atrás da cabeça, levante lentamente, mantendo os ombros para trás e o foco no teto.
Ao levantar, dobre-se para o lado. Em seguida, deite-se novamente. Isso é um.

Repita mudando os lados em que você se inclina a cada vez. Depois de fazer 25, troque as pernas cruzadas, de modo que a perna que estava embaixo fique em cima. Você sentirá a queimação no abdome, coxas e ombros.

6. AUMENTE A FIBRA E A PROTEÍNA

Fibra são componentes de um alimento que seu corpo não consegue digerir completamente. Ele se move através do estômago e do intestino delgado e, em seguida, sai do corpo. Existem dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel.

 

A fibra solúvel é semelhante ao gel. Ela reduz o colesterol no sangue e os níveis de glicose. Você obtém fibra solúvel de alimentos vegetais como aveia, laranja, cenoura, maçã e cevada.

A fibra insolúvel movimenta os alimentos digeridos pelo corpo, de modo que você evacua com mais regularidade. Ajuda a evitar a constipação. Trigo integral, nozes, feijão verde, batata e vegetais crucíferos como couve-flor ou brócolis têm fibra insolúvel.

Uma dieta rica em fibras pode potencializar sua perda de peso quando você está tentando emagrecer. Além de comer muita fibra para perder gordura da barriga, adicione proteínas saudáveis à sua dieta. Alimentos ricos em proteínas incluem o seguinte:

  • Tofu
  • Feijões
  • Carnes magras como frango e peixe
  • Nozes
  • Manteiga de amendoim
  • Iogurte grego
  • Quinoa
  • Ovos

7. ANDAR

Caminhar é uma ótima maneira de perder peso. Uma caminhada em passo rápido, proporciona um treino de corpo inteiro, acelera o metabolismo e faz seu coração disparar. Caminhar tem tantos benefícios e requer tão pouco para começar. Aqui estão apenas alguns benefícios da caminhada rápida.

  • É grátis
  • Você não precisará de equipamentos, exceto um bom par de tênis
  • Você pode caminhar para qualquer lugar – enquanto viaja a trabalho, nas férias ou em seu quarteirão
  • Você pode gostar de caminhar com outras pessoas
  • Se você seguir uma dieta saudável e caminhar pelo menos 30 minutos por dia em um ritmo acelerado, você perderá peso e reduzirá centímetros em seus quadris, pernas, cintura e claro, barriga.

8. MANTENHA O SEU PESO

Manter o peso por um longo período reduz a gordura da barriga. Estudos encontraram muitos fatores que contribuem para o controle de peso, incluindo ambiente, história familiar, genética, metabolismo e hábitos de saúde.

 

Você não pode controlar sua genética ou história familiar, mas pode energizar seu metabolismo com exercícios e seguir uma dieta saudável. Depois de atingir o peso ideal, é essencial mantê-lo. Aqui estão algumas sugestões sobre como fazer isso.

  • Saiba o que provoca uma alimentação pouco saudável e encontre maneiras de compensá-los.
  • Mantenha sua rotina de exercícios. O exercício o ajudará a manter o peso e a manter-se mentalmente alerta. As endorfinas liberadas quando você se exercita melhoram seu humor. Você também terá mais energia ao se exercitar.
  • Tenha um grupo de amigos ou familiares que o inspirem a não cair em maus hábitos alimentares.
  • Seja responsável por si mesmo. Mantenha um diário alimentar para avaliar seus hábitos alimentares. Não se engane pensando que comer aquela porção extra de macarrão está bom.
  • Participe de uma aula de ioga, clube de corrida ou outro grupo de exercícios para se inspirar a viver de maneira saudável.

9. COMA CARBOIDRATOS SAUDÁVEIS

Escolha carboidratos integrais, chamados de carboidratos complexos, em vez de carboidratos simples, que são pobres em fibras, como arroz branco ou produtos de farinha branca. Carboidratos complexos ajudam seu intestino a funcionar melhor. Carboidratos complexos incluem:

  • Arroz Integral
  • Aveia
  • Pão de trigo integral
  • Massas Integrais
  • Batata doce

10. BEBA PARA UMA BARRIGA SAUDÁVEL

Reduza a ingestão de álcool para diminuir a gordura da barriga. Além disso, evite sucos açucarados. Em vez disso, beba sucos naturais como suco de limão, maracujá ou cenoura. Escolha chás de hortelã ou gengibre quentes ou frios.

 

Beber chá verde, o tipo que é extraído, e um concentrado de catequinas e cafeína pode ajudar na perda de peso. Além disso, um estudo descobriu que beber apenas três colheres de chá de vinagre todos os dias ajuda a reduzir o peso corporal.

Fazer uma abdominoplastia parece ser o caminho mais rápido e fácil, mas se não mudar seus hábitos, pode recuperar tudo de novo.

Imagem de Capa: Armin Rimoldi no Pexels

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS