Muitos alimentos podem ser replantados em pequenos espaços, podendo tê-los sempre na sua cozinha. Parte de alguns alimentos que consumimos é descartado e é possível plantar justamente a partir dessas partes, podendo utilizá-los novamente para dar mais sabor e saúde aos pratos, pois serão sempre frescos e orgânicos, e o melhor, economizando dinheiro. Aqui estão alguns deles e como replantá-los:

1. Cebolinha 

Quando comprar e usar a cebolinha como tempero, separe a parte branca com uma pequena parte verde. Depois coloque em um copo com água cobrindo somente a parte branca. Deixe o copo com a cebolinha em um local que tenha sol e note que em poucos dias já aparecerão os brotos. Troque a água todos os dias ou plante em algum vaso.

2. Cebola 

Corte a extremidade com a raiz da cebola, que seria descartada e faça o mesmo processo feito com cebolinha até aparecerem as raízes. Coloque em um vaso com terra e deixe em exposição de sol.

3. Manjericão 

Separe algumas hastes, das mais verdinhas, e corte deixando de 10 a 15 cm de comprimento, retire as flores e as folhas que estiverem na parte inferior.
Coloque em um recipiente de vidro com água até a metade e deixe em um local que tenha sol, trocando a água a cada dois dias. Quando as raízes tiverem o tamanho de aproximadamente 2 cm, já pode ser replantado num vaso médio ou maior, e deixar sempre exposto ao sol.

4. Hortelã

Faça da mesma maneira que o manjericão. Corte algumas hastes verdinhas e retire as folhas somente da parte de baixo. Coloque num recipiente com água em um local ensolarado, trocando a água todos os dias. Quando que as raízes aparecerem replante em um vaso com terra e drenagem de água. Nunca deixe a terra seca, o hortelã necessita de solo úmido e drenado.

5. Alecrim

Igualmente ao manjericão e hortelã, faça o mesmo processo. Porém, após replantado, não regue demais, mantendo sempre ao sol. Quando estiver cheio, pode cortar alguns galhos, secá-los ao forno para usar alecrim seco em preparações.

6. Cenoura

Sempre cortamos a cabeça da cenoura e depois jogamos fora. Mas justamente essa parte que podemos usar para replantar! Coloque as cabeças da cenoura em um recipiente com água, cobrindo-as até a metade. Em aproximadamente 15 dias as folhas começarão a brotar.

7. Alface

Da mesma forma que a cenoura, que utilizamos a cabeça que seria descartada, faremos com a cabeça da alface. Faça o mesmo procedimento que é feito com a cenoura: coloque a cabeça em um recipiente com água, preste atenção na qualidade da água e troque sempre que necessário. As alfaces serão menores do que as que costumamos comprar, porém será fresca e orgânica!

8. Rúcula

É muito simples! Basta separar algumas folhas com talo e plantar as raízes num vaso com terra.

9. Tomate

Corte um tomate ao meio e separe algumas sementes. Coloque as sementes em um vaso grande, que tenha profundidade, com terra e cubra com uma camada fina de terra. Regue diariamente e mantenha em ambiente com luz do sol indireta. Cuidado com o excesso de água. A terra deve ficar úmida mas não encharcada.

10. Gengibre

Separe uma raiz e deixe-a imersa em água morna de um dia para o outro. Depois, plante a raiz num vaso com terra que seja grande e profundo, com boa drenagem de água. Mantenha o vaso em um local que seja sempre sombra. Logo as raízes brotarão!

Imagem de Capa: Tina Dawson de Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS