Muitos de nós quando chegamos do supermercado ou da feira, a primeira coisa que fazemos é abrir a geladeira e guardar todos os itens que compramos, e que caberem, lá dentro.

Sim, a geladeira é um metodo de conservação para que os alimentos durem mais tempo. Mas nem todos

Nem todo alimento deve ser conservado sob refrigeração, porque aliás, eles podem ser prejudicados por serem mantidos assim. Desde riscos de formação de mofo à alteração das propriedades nutricionais, sabor e textura. Confira a seguir quais são:

10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda:

1. Pó de café

daniel klaffke jBzhZm1BsrU unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

Guardar pó de café junto com o coador de pano dentro da geladeira é um clássico do tempo das nossas avós. Mas, a umidade e a baixa temperatura faz com que o pó se transforme em “torrões”.

Além de alterar o sabor do café quando preparado e absorver outros odores que tenham dentro da geladeira. O armazenamento deve ser em temperatura ambiente em um recipiente com tampa. Uma dica: é indicado colocar o pó de café já usado na geladeira para tirar odores desagradáveis.

2. Tomates

roychan kruawan 0lq IrQFCOA unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

A temperatura fria da geladeira faz com que essa fruta (que não é um legume) amadureça mais rapidamente, modificando sua polpa e comprometendo o seu sabor, ficando mais aguardo. Tomates devem sempre ser colocados na fruteira, em um local mais escuro.

3. Cebolas

annie spratt 9OPxXGEeLTM unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

A umidade da geladeira deixa as cebolas moles e provoca a formação de mofo. Mantenha-as em temperatura ambiente. Outra dica é deixá-la sempre longe das batatas. Quando deixadas juntas no mesmo cesto, uma acaba por estragar a outra.

4. Batatas

jeshoots com fp1x X7DwDs unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

Qualquer tipo de batata deve ser conservada em temperatura ambiente, pois na geladeira o amido se transforma em açúcar, deixando a batata mais endurecida, alterando o seu sabor, a textura e a cor. O ideal é armazená-la em temperatura ambiente, de preferência dentro de um saco de fibra ou de papel.

5. Pães

bruno thethe 6 5StuyCHg unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

Igual acontece com as cebolas, a umidade do interior da geladeira pode causar a formação de mofo nos pães. A recomendação do tempo de próprio para consumo para qualquer pão é de de até 3 ou 4 dias.

Se você não for comê-los logo, é melhor congelá-los dentro de um saquinho com fechamento “zip” e quando for consumí-los, tirá-los do freezer e deixar uns 10 minutos em temperatura ambiente pode ser suficiente.

6. Alho

tony liao wyihOnJqjYk unsplash 1 scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

É o mesmo caso das cebolas e dos pães: a umidade do ar da geladeira facilita a formação de mofo e também muda seu sabor tão característico. Conserve-o em ambiente ventilado, um exemplo é como nossas avós faziam antigamente: uma trança de cebolas com alhos; dessa maneira, o alho dura dois meses ou até mais.

7. Banana

mariko margetson rxUQda 9Rkk unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

A banana guardada dentro da geladeira estraga bem mais rápido, sua casca escurece e a polpa endurece. Mantê-la sob refrigeração só traz danos e não ajuda nenhum pouco a conservá-la.

E também interfere no processo de amadurecimento da fruta, modificando seu sabor e textura. Para conservá-la por mais tempo na fruteira, embrulhe o cabo da penca com papel alumínio ou plástico filme, essa técnica também evita que atraia aqueles mosquitinhos típicos da banana.

8. Mel

amelia bartlett 9HajXdvKpIk unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

Nunca o deixe dentro da geladeira, pois a baixa temperatura faz com que o mel cristalize. Para manter a sua consistência, deixo-o sempre em temperatura ambiente. Com o frasco bem fechado e limpo, para não atrair formigas.

9. Pimenta 

thomas evans sBaGplnso94 unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

As pimentas devem sempre estar fora da geladeira, pois o frio altera o teor de ardência e a viscosidade do tempero, assim, para os molhos de pimenta industrializados, se atente apenas ao prazo de validade. Já os molhos e as conservas caseiras duram em média 3 anos, pois serem produzidos com vinagre, açúcar e azeite.

10. Melão, meloa e melancia

loren joseph eSYn5ScIvaY unsplash scaled - 10 Alimentos que você não deveria guardar na geladeira, mas guarda

Enquanto estiverem inteiros, devem ser conservados sempre em temperatura ambiente. E somente após abertos que devem ser guardados  na geladeira. O ideal é comer logo que for cortado, pois a baixa temperatura faz com que essas frutas percam suas propriedades antioxidantes.

Imagem de Capa: Andre Guerra de Unsplash

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS