Nutrição

Comer macarrão não engorda e pode até ajudar a perder peso, concluem pesquisadores

 

A maioria das pessoas quando iniciam uma mudança nos hábitos alimentares, a primeira coisa que fazem é reduzir ou cortar os carboidratos.

Massas como o macarrão são vistos como o inimigo número um quando o assunto é perda de peso.

Para a alegria dos grandes apreciadores desse prato italiano, um estudo relaciona macarrão com emagrecimento e sugere que o alimento foi injustamente difamado.

 

De acordo com pesquisadores do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade de Toronto, no Canadá, tudo se resume ao Índice Glicêmico, que é uma fator utilizado para avaliar a velocidade com que um alimento fonte de carboidrato aumenta os níveis de açúcar no sangue.

O índice glicêmico é importante pois influencia no controle da fome, na ansiedade, na sensação de saciedade e regulação da glicose no sangue. O macarrão, mesmo sendo um carboidrato simples, seu índice glicêmico é de 49, ou seja, tem classificação de baixo IG, bem menor que o arroz branco que é de 73.

Nesse estudo, foi investigado o efeito do consumo de macarrão no ganho de peso e composição corporal avaliando 30 ensaios clínicos controlados, com quase 2.5 mil participantes considerados saudáveis.

Os participantes do estudo comeram porções específicas de macarrão por uma média de 12 semanas.

 

Ao analisar o peso, o IMC, a gordura corporal e as medidas da cintura dos participantes, os pesquisadores chegaram à conclusão que o consumo de macarrão não contribuiu para o ganho de peso ou aumento dos níveis de gordura.

Os resultados poderiam ser explicados pelo fato de que os alimentos com IG mais baixo saciam melhor a fome e, portanto, as pessoas acabam por consumirem alimentos em menores quantidades.

Apesar de existir diversos tipos de massa, todos eles geralmente têm um índice glicêmico mais baixo do que outros alimentos ricos em amido, como o pão branco.

E embora seja relativamente pobre em fibras, o macarrão tem uma classificação IG semelhante a alimentos ricos em fibras, como aveia e legumes.

 

Parece que o macarrão não é tão ruim assim, certo?

Imagem de Capa: Senivpetro no Freepik

Márcia Lourenço

Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

Share
Published by
Márcia Lourenço

Recent Posts

Filme da Disney criticado por corpo feminino irreal com bumbum gigante e cintura fina

Um antigo filme curta-metragem que foi criado pela Disney em 2016, recentemente ressurgiu e circulou…

2 anos ago

Atriz de ‘Pantanal’ usa termo considerado racista no programa ‘Encontro’ e é corrigida por Manoel Soares

Em um programa exibido de ‘Encontro com Patrícia Poeta’, um dos convidados foi a jovem…

2 anos ago

Companhia aérea faz história com primeira dupla de pilotos mãe e filha!

Uma companhia aérea americana viralizou ao publicar uma grande novidade nos pilotos da empresa. Isso…

2 anos ago

Um novo restaurante tem uma regra rígida de ‘não é permitido celular’ e divide a Internet

Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar.…

2 anos ago

Casal gay atende desejo de filho de 8 anos pintando suas unhas e viraliza: “Ele é livre”

Um casal de influenciadores brasileiros de Itajaí, Santa Catarina, chamaram muita atenção nas redes sociais…

2 anos ago

Cientistas descobrem célula capaz de destruir a maioria dos cânceres

Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar…

2 anos ago