Sentidos Nutridos

Brasileira cria filtro de água por luz solar e é premiada pela ONU

O desenvolvimento de um filtro que purifica a água através da luz solar rendeu à criativa Biotecnóloga Anna Luisa Beserra o prêmio Jovens Campeões da Terra, oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa premiação da ONU reconhece jovens empreendedores de 18 a 30 anos que tenham ideias inovadoras para solucionar os atuais desafios ambientais. E em 2019 Anna foi a vencedora e a primeira brasileira a ganhar nesta premiação, que é a principal do planeta.

Tudo começou em 2013, ainda no Ensino Médio. Apenas com 15 anos, Anna se inspirou na ideia do projeto de um produto para o Prêmio Jovens Cientistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Quando entrou para o curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), começou a aperfeiçoar os protótipos do Aqualuz.

O Aqualuz é um dispositivo que purifica a água de chuva captada por cisternas de regiões rurais através da radiação solar, que durante um determinado tempo de exposição, elimina os microoganismos causadores de doenças, sem contaminações químicas. Quando a água já está ideal para o consumo, o indicador muda de cor.

O sistema depende apenas do sol, é de baixo custo e dura cerca de 20 anos com apenas com limpeza de água e sabão, sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica. Todo tipo de manutenção pode ser realizada pelos usuários de forma bem simples.

Hoje a SDW for all (Safe Drinking Water For All), startup de impacto socioambiental, e recentemente reconhecida pela ONU, permite o desenvolvimento comercial e apoio ao desenvolvimento científico do Aqualuz, passando por diversas acelerações e premiações.

Foram 6 anos desenvolvendo e atualmente são 5 estados com Aqualuz, sendo mais de 250 famílias, ultrapassando 500 pessoas beneficiadas. E não para por aí!

O objetivo do projeto não é só levar água potável, mas proporcionar qualidade de vida, melhorar as condições de saúde, educação e renda de milhões de pessoas que vivem em regiões isoladas, sem acesso ao mínimo necessário à vida: água potável…!

Imagem de Capa: Instagram

Márcia Lourenço

Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

Share
Published by
Márcia Lourenço

Recent Posts

Filme da Disney criticado por corpo feminino irreal com bumbum gigante e cintura fina

Um antigo filme curta-metragem que foi criado pela Disney em 2016, recentemente ressurgiu e circulou…

2 anos ago

Atriz de ‘Pantanal’ usa termo considerado racista no programa ‘Encontro’ e é corrigida por Manoel Soares

Em um programa exibido de ‘Encontro com Patrícia Poeta’, um dos convidados foi a jovem…

2 anos ago

Companhia aérea faz história com primeira dupla de pilotos mãe e filha!

Uma companhia aérea americana viralizou ao publicar uma grande novidade nos pilotos da empresa. Isso…

2 anos ago

Um novo restaurante tem uma regra rígida de ‘não é permitido celular’ e divide a Internet

Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar.…

2 anos ago

Casal gay atende desejo de filho de 8 anos pintando suas unhas e viraliza: “Ele é livre”

Um casal de influenciadores brasileiros de Itajaí, Santa Catarina, chamaram muita atenção nas redes sociais…

2 anos ago

Cientistas descobrem célula capaz de destruir a maioria dos cânceres

Em uma acidentalmente descoberta, cientistas identificaram um novo tipo de célula imune que poderia levar…

2 anos ago