Mesmo com as coisas gradualmente voltando a funcionar, devido a pandemia do Covid-19, temos que lidar com o “novo normal”. Podemos perceber que o mundo realmente mudou e não temos escolhas a não ser seguir todas as recomendações.

Uma delas, é o uso obrigatório de máscaras e muitas pessoas reclamam que `não conseguem respirar usando máscara´, que se sentem sufocados e que acham que o nível de oxigênio diminui.

Assim, usam desse argumento como pretexto para tentar burlar os meios de nos protegermos de contrair ou contaminar outras pessoas pelo coronavírus, pois o vírus pode ser transmitido atráves da tosse, espirro e gotículas respiratórias.

Para desvendar tal mistério que a Dra. Megan Hall conduziu um experimento para testar a possível condição.

Ela usou máscaras diferentes por 5 minutos seguidos para ver como elas afetavam a frequência cardíaca e os níveis de oxigênio, através de um oxímetro de pulso. Veja os resultados e, depois disso, acabaram-se as desculpas!

Resultados:

Sem máscara: 98% oxigênio, 64 batimentos cardíacos 

Img1 - Médica demonstra se diminui o oxigênio quando você usa máscaras
Imagem Facebook

Máscara cirúrgica: 98% oxigênio, 68 batimentos cardíacos

Img2 - Médica demonstra se diminui o oxigênio quando você usa máscaras
Imagem Facebook

 

Máscara N95: 99% oxigênio, 69 batimentos cardíacos

Img3 - Médica demonstra se diminui o oxigênio quando você usa máscaras
Imagem Facebook

N95 mais máscara cirúrgica (que é como a maioria dos trabalhadores da saúde estão usando): 99% oxigênio, 69 batimentos cardíacos

Img4 - Médica demonstra se diminui o oxigênio quando você usa máscaras
Imagem Facebook

 

Não há nenhuma mudança significativa em qualquer uma das situações. Talvez seja inconveniente para alguns, mas o uso da máscara não te impede de respirar, então USE!

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS